Análise técnica: Líder do dia com Verstappen, RB19 traz ‘apenas’ evolução de modelo anterior
Carro de 2023 da equipe campeã do Mundial de Construtores finalmente apareceu ao público e mostrou ao que veio
Depois de seu lançamento em Nova York, que na verdade não apresentava seu novo carro de Fórmula 1, a revelação pública do RB19 pela Red Bull finalmente aconteceu antes do início dos testes nesta quinta-feira (23).
Quase sem alarde, os primeiros vislumbres do mais recente carro da Red Bull na F1 foram vistos quando ele foi conduzido ao pitlane após a tradicional sessão de fotos no grid.
E, como era de se esperar de uma equipe que teve desempenho sob controle durante a maior parte da temporada passada, não houve nenhuma revolução em seu carro. Em vez disso, é mais uma evolução suave dos conceitos vencedores vistos no RB18.
Isso começa na frente do carro com o bico. A ponta foi ligeiramente alargada e uma entrada de ar de baixo arrasto substituiu o tipo oval usado na última temporada.
No canto inferior externo da placa final, há um pequeno winglet montado.
A janela de design disponível para esses winglets é muito estreita, devido ao quão prescritivo são os regulamentos, mas é interessante ver que três equipes, incluindo Mercedes e Haas, já encontraram uma maneira de incluí-los em seus projetos nesta temporada.
Red Bull Racing RB19
Photo by: Giorgio Piola
As áreas onde houve as mudanças mais visíveis entre todos os carros de 2023 são os sidepods e a tampa do motor, com muitos já tendo começado a mudar de conceito durante 2022 para algo mais parecido com a filosofia do RB18.
A Red Bull, por sua vez, tendo sido vista como criadora de tendências nesta área, optou por uma otimização sutil do conceito, com o mesmo DNA central presente no design deste ano.
A carenagem, que já estava ajustada à forma, foi ainda mais retrátil em torno dos componentes internos, onde pode ajudar aerodinamicamente.
Para 2023, o rebaixo é ainda mais generoso e atinge o flanco e corta a seção traseira em rampa.
A tampa do motor é uma história semelhante, com a Red Bull já tendo adotado a adaptação mais alta e semelhante a uma prateleira durante a última temporada.
O RB19 possui um esquema semelhante, que foi novamente otimizado para melhorar as condições do fluxo de ar. No entanto, o recurso não é tão dominante quanto alguns de seus rivais, que pegaram o conceito e incorporaram uma variante muito agressiva nesta temporada.
Red Bull RB19 floor edge detail
Photo by: Giorgio Piola
Um dos aspectos mais interessantes do design do RB19 é a borda do assoalho, com um conjunto totalmente reimaginado.
Dois winglets de aparência muito diferente dão o pontapé inicial e são arqueados para cima e para fora para ajudar com as novas restrições de altura impostas nesta região do piso.
Enquanto isso, estendendo-se para trás no carro, encontramos uma asa alongada e retorcida, que é ancorada na borda do piso por meio de alguns suportes.
Estes também foram orientados de forma a inferir o efeito aerodinâmico desejado, embora limitado pelo escopo do que é possível dentro dos regulamentos.
Podcast #217 – Como serão as batalhas internas das equipes na F1 2023
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