Recomendado para você

Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Indy
Indy
Indy October Testing
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville
Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC

Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC

WEC
WEC
Bahrein
Alpine dá ultimato para Mick Schumacher: "É hora de decidir" seu futuro no WEC
Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27

Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27

Fórmula E
Fórmula E
Fórmula E revela o novo carro Gen4, da temporada 2026-27
Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe

Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Brundle revela por que Horner não gostaria de retornar à F1 como chefe de equipe
Moto3: Rueda é operado em Barcelona após grave acidente na Malásia

Moto3: Rueda é operado em Barcelona após grave acidente na Malásia

Moto3
Moto3
Sepang
Moto3: Rueda é operado em Barcelona após grave acidente na Malásia
F1 anuncia extensão plurianual de contrato com a Heineken

F1 anuncia extensão plurianual de contrato com a Heineken

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 anuncia extensão plurianual de contrato com a Heineken
Diogo Moreira pode ser campeão da Moto2 já em Portugal; confira matemática para o título

Diogo Moreira pode ser campeão da Moto2 já em Portugal; confira matemática para o título

Moto2
Moto2
Diogo Moreira pode ser campeão da Moto2 já em Portugal; confira matemática para o título
F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026

F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Como nova parceria da Honda com a Aston Martin está se formando antes de 2026

Análise técnica: Líder do dia com Verstappen, RB19 traz ‘apenas’ evolução de modelo anterior

Carro de 2023 da equipe campeã do Mundial de Construtores finalmente apareceu ao público e mostrou ao que veio

Red Bull Racing RB19

Depois de seu lançamento em Nova York, que na verdade não apresentava seu novo carro de Fórmula 1, a revelação pública do RB19 pela Red Bull finalmente aconteceu antes do início dos testes nesta quinta-feira (23).

Leia também:

Quase sem alarde, os primeiros vislumbres do mais recente carro da Red Bull na F1 foram vistos quando ele foi conduzido ao pitlane após a tradicional sessão de fotos no grid.

E, como era de se esperar de uma equipe que teve desempenho sob controle durante a maior parte da temporada passada, não houve nenhuma revolução em seu carro. Em vez disso, é mais uma evolução suave dos conceitos vencedores vistos no RB18.

Isso começa na frente do carro com o bico. A ponta foi ligeiramente alargada e uma entrada de ar de baixo arrasto substituiu o tipo oval usado na última temporada.

No canto inferior externo da placa final, há um pequeno winglet montado.

A janela de design disponível para esses winglets é muito estreita, devido ao quão prescritivo são os regulamentos, mas é interessante ver que três equipes, incluindo Mercedes e Haas, já encontraram uma maneira de incluí-los em seus projetos nesta temporada.

Red Bull Racing RB19

Red Bull Racing RB19

Photo by: Giorgio Piola

As áreas onde houve as mudanças mais visíveis entre todos os carros de 2023 são os sidepods e a tampa do motor, com muitos já tendo começado a mudar de conceito durante 2022 para algo mais parecido com a filosofia do RB18.

A Red Bull, por sua vez, tendo sido vista como criadora de tendências nesta área, optou por uma otimização sutil do conceito, com o mesmo DNA central presente no design deste ano.

A carenagem, que já estava ajustada à forma, foi ainda mais retrátil em torno dos componentes internos, onde pode ajudar aerodinamicamente.

Para 2023, o rebaixo é ainda mais generoso e atinge o flanco e corta a seção traseira em rampa.

A tampa do motor é uma história semelhante, com a Red Bull já tendo adotado a adaptação mais alta e semelhante a uma prateleira durante a última temporada.

O RB19 possui um esquema semelhante, que foi novamente otimizado para melhorar as condições do fluxo de ar. No entanto, o recurso não é tão dominante quanto alguns de seus rivais, que pegaram o conceito e incorporaram uma variante muito agressiva nesta temporada.

Red Bull RB19 floor edge detail

Red Bull RB19 floor edge detail

Photo by: Giorgio Piola

Um dos aspectos mais interessantes do design do RB19 é a borda do assoalho, com um conjunto totalmente reimaginado.

Dois winglets de aparência muito diferente dão o pontapé inicial e são arqueados para cima e para fora para ajudar com as novas restrições de altura impostas nesta região do piso.

Enquanto isso, estendendo-se para trás no carro, encontramos uma asa alongada e retorcida, que é ancorada na borda do piso por meio de alguns suportes.

Estes também foram orientados de forma a inferir o efeito aerodinâmico desejado, embora limitado pelo escopo do que é possível dentro dos regulamentos.

Alpine AZUL, Alfa Romeo, McLaren e cia: MELHORES e PIORES pinturas da F1 2023; assista ao DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #217 – Como serão as batalhas internas das equipes na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Alonso P2, 'susto' com Drugo e preocupação com Stroll: a real situação da Aston Martin no início da F1 2023
Próximo artigo Drive to Survive 5 consegue entreter, apesar da temporada da F1 menos intensa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros