Análise técnica: Veja os segredos da McLaren revelados na apresentação do MCL35M
Imagens divulgadas pela equipe nos permitiram capturar as principais áreas do carro no que tange as novas regras aerodinâmicas para 2021
A McLaren foi a primeira equipe a tirar os véus de seu carro para temporada de 2021 da Fórmula 1 quando apresentou o MCL35M pela primeira vez no início desta semana.
Embora o evento exclusivamente digital significasse que nenhum fotógrafo pudesse dar uma olhada de perto no carro, a equipe de Woking não se arriscou quando se tratava de esconder partes que não queria que as pessoas vissem.
A ocultação é uma tradição de muitos anos, quando as escuderias de F1 mostram seus carros com peças cobertas, faltando ou sendo equipadas com partes que pouco se parecem com as que foram realmente destinadas à corrida.
O desvelamento do MCL35M, que aconteceu na segunda-feira (15), não foi diferente, pois foi perceptível como a área do difusor do monoposto havia sido devidamente escondida nas imagens oficiais do lançamento.
Felizmente para nós, a equipe teve um dia de filmagem em Silverstone na terça-feira - então tivemos a chance adequada de ver alguns dos aspectos do carro que não estavam visíveis na primeira vez.
Aqui está o que descobrimos...
A esperança de descobrir esses segredos de design foi inicialmente frustrada quando as imagens que saíam de Silverstone continuaram a ocultar deliberadamente as partes relevantes do carro.
Os ângulos das câmeras de fotografia em movimento eram estritamente frontais ou laterais. Ou então a exibição do vídeo bloqueou a aproximação de áreas específicas do carro quando ele saiu do pitlane.
Mas a sorte estava do nosso lado no final, já que as imagens divulgadas pela equipe posteriormente nos permitiram capturar as principais áreas de interesse - especialmente aquelas que giram em torno das novas regras aerodinâmicas para 2021.
Essas mudanças visam reduzir o downforce em aproximadamente 10% e incluem uma seção diagonal do assoalho cortada à frente dos pneus traseiros, com orifícios totalmente fechados nos 100mm externos do assoalho.
Além disso, 40mm foram retirados a metade inferior das aletas do duto do freio traseiro e 50mm cortados da parte inferior das faixas do difusor.
Após a inspeção do MCL35M que foi para a pista em Silverstone, podemos ver que ele tinha um conjunto diferente de bargeboards, conjunto de defletor lateral e um novo assoalho.
O conjunto de defletor tem mais semelhança com o usado pela escuderia na segunda metade de 2020 (abaixo), mas o elemento mais avançado agora tem apenas uma pequena estaca alcançando a axehead do assoalho (seta vermelha).
Aqui, outro conjunto de palhetas de condicionamento de fluxo foi localizado. Entretanto, o painel de ponte central (azul) foi trocado por um trio de lâminas semelhantes às já instaladas na parte inferior do arranjo.
É importante notar também como algumas pequenas alterações foram feitas no formato dos espelhos retrovisores e em suas hastes (seta preta), o que é indicativo de alterações de design nos elementos de bargeboard de cartas abaixo que devem sombrear para fins de legalidade.
Parece haver outras mudanças sutis nas bargeboards também, mas teremos que esperar que o carro comece os testes para podermos analisá-las por completo.
McLaren made subtle changes to the MCL35M's bargeboard area.
Passando para a parte traseira do carro, o novo recorte diagonal está presente no assoalho, conforme exigido pelos regulamentos. Este é um recurso em que a McLaren foi a primeira a testar no mundo real no GP da Bélgica.
No entanto, é outro recurso que entrou e saiu do carro durante o ano de 2020 e que é de grande interesse.
A especificação do MCL35M em Silverstone tinha a carroceria em L levantada à frente do pneu traseiro que foi testado pela primeira vez na primeira etapa da temporada, no GP da Áustria.
The floor's trailing edge was curtailed by F1's 2021 regulations.
Este estilo de flap adicional à frente do pneu traseiro provavelmente será um recurso usado vez ou outra no grid enquanto as equipes procuram maneiras de recuperar o desempenho perdido este ano.
A Haas também testou uma solução semelhante a uma combinação com o assoalho que foi aparado em Abu Dhabi, enquanto a Ferrari tentou várias soluções diferentes focadas principalmente na borda do assoalho ao longo da temporada.
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