Pré-temporada F1 2022: Barcelona, Dia 1 (Tarde)
Acompanhe ao vivo com o Motorsport.com Brasil a ação da pré-temporada da F1 2022 em Barcelona!

A partir das 10h, os carros da Fórmula 1 estarão de volta ao Circuito de Barcelona para a segunda sessão do primeiro dia da pré-temporada de 2022. Pela manhã, a liderança foi de Charles Leclerc, que também liderou no quesito de voltas completadas, fazendo o mesmo número do campeão Max Verstappen.
Por: Guilherme Longo
Classificação Final
Piloto - Equipe - Tempo - Tipo de pneu - Voltas concluídas- Norris, McLaren, 1m19.568s, C4 - 103
- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
- Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 67
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
- Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 115
- Alonso, Alpine, 1m21.746s, C2 - 121
- Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 147
- Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
- Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 66
- Schumacher, Haas, 1m22.962s, C3 - 18
- Stroll, Aston Martin, 1m23.327s, C2 - 61
- Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
- Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
- Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
Classificação final
- Norris, McLaren, 1m19.568s, C4 - 103 (voltas)
- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
- Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 67
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
- Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 115
- Alonso, Alpine, 1m21.746s, C2 - 121
- Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 147
- Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
- Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 66
- Schumacher, Haas, 1m22.962s, C3 - 18
- Stroll, Aston Martin, 1m23.327s, C2 - 61
- Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
- Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
- Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
Fim de papo!
Bandeira quadriculada, chega ao fim o primeiro dia da pré-temporada da F1 2022! Após oito horas de atividades de pista em Barcelona, é hora das equipes descansarem porque amanhã tem mais. E fique conosco porque ainda temos a classificação final e uma breve análise!Problemas na reta final
Parte da carenagem da Haas se solta do carro nesses minutos finais. Aparentemente, sem problemas ou bandeiras amarelasMás temprano Haas perdió tiempo en pista por problemas en el fondo plano.
— Motorsport LATAM (@Motorsport_LAT) February 23, 2022
Ahora se soltó la cubierta del motor en la recta principal
📸 x @Formula1Sp_#F1 #F12022 #F1Testing
🔴 #EnVivo ➡ https://t.co/fiHeZYdita pic.twitter.com/zaWeAyeXXq
Voando no final!
Lando Norris abaixa ainda mais sua marca, para 01min19s568, aumentando a vantagem para Leclerc para mais de 0s615 minutos para o fim!
E a ação do dia parece estar chegando ao fim. No momento, apenas Stroll, Verstappen, Tsunoda e Sainz na pistaO #1 está de volta à F1!
Desde que a F1 introduziu o sistema de numeração permanente, o #1 não era visto desde Sebastian Vettel na temporada de 2014. Enquanto Rosberg não voltou para defender o título em 2017, Hamilton optou por manter o #44 após os seis títulos conquistados na era híbrida. Mas Max Verstappen quebrou isso ao optar por usar o #1 no carro neste ano. Ficou bonito novamente na Red Bull?
Max Verstappen, Red Bull Racing RB18
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
E quem não vai à pista hoje,
fica só olhando...safe to say the new @f1 cars have definitely gotten @pierregasly's attention 🔥📸 pic.twitter.com/aMj0MdKvwu
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 23, 2022
30 minutos para o fim!
Veja como está a classificação, agora com Norris na pontaPiloto - Equipe - Tempo - Tipo de pneu - Voltas concluídas
- Norris, McLaren, 1m19.951s, C4 - 87
- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80
- Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 57
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m20.929s, C3 - 50
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
- Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 105
- Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 137
- Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 23
- Alonso, Alpine, 1m22.622s, C2 - 111
- Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 61
- Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
- Stroll, Aston Martin, 1m23.699s, C2 - 50
- Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
- Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
- Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8
Temos um novo líder!
A pouco mais de 30 minutos do fim do dia, Lando Norris passa Leclec e pula para a ponta com 01min19s951, sendo o primeiro a marcar um tempo abaixo de 01min20s!"O carro de Hamilton está passando por uma mudança na suspensão dianteira - metade da equipe está na frente bloqueando a visão! Na Red Bull, os sidepods de Verstappen estão fora e a equipe trabalha. Ele está fora do carro, mas deve voltar logo".
As redes sociais não perdoam...
O novo bico da Alpine não passou despercebido pelos fãs nas redes sociais...Someone needs to put googly eyes on that @AlpineF1Team 👀 pic.twitter.com/8qkKMQHCiP
— Tommo (@TwommoF1) February 23, 2022
- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 (voltas)
- Sainz, Ferrari, 1m20.416s, C3 - 53
- Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 82
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m21.032s, C3 - 45
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
- Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 93
- Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 131
- Bottas, Alfa Romeo, 1m22.572s, C3 - 22
- Albon, Williams, 1m22.760s, C3 - 53
- Alonso, Alpine, 1m23.317s, C3 - 123
- Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
- Stroll, Aston Martin, 1m23.699s, C2 - 42
- Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
- Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
- Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8
Olho na parte técnica...
Na parte da tarde, a Red Bull trouxe uma adição ao RB18 de Verstappen: uma série de nadadeiras na lateral, veja na seta verde
Max Verstappen, Red Bull Racing RB18
Dobradinha da Ferrari
Carlos Sainz marca 01min20s416 e sobe para a segunda posição, atrás apenas de seu companheiro de Ferrari, Charles LeclercFalta uma hora!
Chegamos ao fim da terceira hora da sessão da tarde, restando apenas mais uma nesta quarta em Barcelona. Veja como estava a classificação às 12h55, horário de Brasília. Logo trazemos a versão atualizada!Tiempos a falta de una hora para terminar el día
— Motorsport LATAM (@Motorsport_LAT) February 23, 2022
📸 x @AlbertFabrega#F1 #F12022 #F1Testing
🔴 #EnVivo ➡ https://t.co/fiHeZYdita pic.twitter.com/NYb5Vo1Vm3
Agora quero ouvir vocês!
Nas últimas horas eu apresentei aqui todas as dez pinturas da F1 2022. Agora quero a opinião de vocês! Manda lá no Twitter do Motorsport.com qual é a sua pintura favorita do ano, lembrando que a da Alfa Romeo ainda é temporária!Com os dez carros oficialmente na pista, qual é a sua pintura favorita da F1 2022?
— Motorsport Brasil (@Motorsport_br) February 23, 2022
(Lembrando que o lançamento da Alfa Romeo é só no domingo!)#F1noMotorsport #F1Testing #F12022 pic.twitter.com/gAj3PBdPsb
He's back. pic.twitter.com/EPB60q0d0i
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 23, 2022
Sai do fundo do grid?
Finalizando a apresentação das dez equipes e suas pinturas, temos a Haas, talvez a que mais aguardava a chegada do novo regulamento. Após um 2021 para esquecer, a equipe americana busca crescer no grid com os mesmos pilotos do ano passado: Mick Schumacher e Nikita Mazepin
Nikita Mazepin, Haas VF-22
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Em busca de títulos (no futuro)
Após um decepcionante ano de "estreia", a Aston Martin chega a 2022 com o objetivo de dar a volta por cima após a sétima posição no Mundial de 2021, visando lutar por vitórias e títulos a médio prazo, preferencialmente a partir de 2024
Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Dá para crescer?
A Williams chega a 2022 com a expectativa de aproveitar o novo regulamento para subir na classificação. E a equipe britânica traz para este ano uma pintura bem diferente em comparação com os anos anteriores
Nicholas Latifi, Williams FW44
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Ficou no passado?
Nesta quarta em Barcelona rolou uma coletiva de imprensa com chefes de equipe, colocando lado a lado pela primeira vez desde Abu Dhabi Toto Wolff, da Mercedes, e Christian Horner, da Red Bull. Segundo ambos, a final de 2021 está no passado e o foco está em reconstruir o relacionamento. Mas será que isso seguirá vivo até o fim do ano?F1: Mercedes e Red Bull 'encerram' Abu Dhabi e falam sobre rivalidade em 2022#F1noMotorsporthttps://t.co/5I0MdkH6DP pic.twitter.com/C6f4UX9zsy
— Motorsport Brasil (@Motorsport_br) February 23, 2022
Vai lutar pelo topo do pelotão do meio?
Após um 2021 com Gasly puxando os resultados da equipe, a AlphaTauri chega a 2022 com a expectativa de que Tsunoda se aproxime do companheiro, ajudando a levar o time italiano mais à frente no Mundial
Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Se aproximando do novo companheiro...
Hamilton marca 01min21s022 e se aproxima da casa de 01min20s, ficando a menos de três décimos do tempo feito por Russell pela manhã...- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 laps
- Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 68
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m21.022s, C3 - 30
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
Laranja com um azul diferente
Continuando a exibição das pinturas de 2022, temos a McLaren que, apesar de manter a base dos anos anteriores, trouxe algumas mudanças no visual. E aí, aprovada?
Lando Norris, McLaren MCL36
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
100 voltas para Alonso
O bicampeão é o segundo piloto a cruzar a marca de 100 voltas concluídas nesta quarta. Assim como Verstappen, o espanhol foi escalado pela Alpine para o dia inteiro. Essa notícia deve vir como um alívio para fãs de Alonso e da Alpine, após uma declaração do CEO Laurent Rossi que chamou a atenção, com a Renault focando em performance em vez de confiabilidade no desenvolvimento do novo motorF1: Renault opta por focar em desempenho no lugar de confiabilidade em novo motor da Alpine para 2022#F1noMotorsport https://t.co/t1VJD3inHg pic.twitter.com/jUpgHxjxNs
— Motorsport Brasil (@Motorsport_br) February 21, 2022
Uma breve análise
Olhando o que temos até aqui, é possível notar como destaques positivos Ferrari, Mercedes e Red Bull. As três equipes, que desde o ano passado eram apontadas como as favoritas em 2022, vêm entregando nos quesitos que importam em uma pré-temporada, em especial o número de voltas concluídas, um bom indicador sobre confiabilidade do motor e desgaste de pneus.No lado inferior da tabela, chama a atenção a pouca quilometragem de Alfa Romeo e Haas, duas equipes que aguardavam com grandes expectativas a chegada do novo regulamento para darem um salto de performance.
Mas ainda é apenas o primeiro dia de pré-temporada, então precisamos tomar tudo com muita cautela!
Classificação após duas horas:
Os tempos da manhã seguem imbatíveis, com Leclerc, Norris e Russell ainda no top 3. Hamilton é o primeiro entre os pilotos que guiam apenas na parte da tarde- Leclerc, Ferrari, 1m20.165s, C3 - 80 (voltas)
- Norris, McLaren, 1m20.474s, C3 - 66
- Russell, Mercedes, 1m20.784s, C3 - 77
- Hamilton, Mercedes, 1m21.197s, C3 - 25
- Vettel, Aston Martin, 1m21.276s, C3 - 52
- Tsunoda, AlphaTauri, 1m21.638s, C3 - 76
- Sainz, Ferrari, 1m22.134s, C2 - 29
- Verstappen, Red Bull, 1m22.246s, C2 - 113
- Albon, Williams, 1m22.938s, C3 - 18
- Alonso, Alpine, 1m23.317s, C3 - 97
- Latifi, Williams, 1m23.379s, C3 - 66
- Stroll, Aston Martin, 1m23.793s, C2 - 20
- Mazepin, Haas, 1m24.505s, C2 - 20
- Bottas, Alfa Romeo, 1m24.981s, C2 - 10
- Kubica, Alfa Romeo, 1m25.909s, C3 - 9
- Schumacher, Haas, 1m26.879s, C2 - 8
Faltam 2 horas!
50% da sessão concluída, restam mais duas horas de atividades em Barcelona! Logo mais traremos a versão atualizada da classificaçãoJá gerou muitos memes...
Na segunda-feira, a Alpine revelou a pintura de seu carro, misturando o azul da marca com o rosa da BWT, sua patrocinadora máster. O A522 já foi apelidado de "Bala 7Belo", "Icegurt", "Chá de revelação" e mais. E aí, aprovado o carro da Alpine?
Fernando Alonso, Alpine A522
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Principais comentários
Tendência
Últimas notícias

AO VIVO: Assista às corridas de domingo da Porsche Cup no Velocitta

MOTO1000 AO VIVO: Assista à corrida da GP1000 em Cascavel

F1 - Piastri: "Se tivesse posição de pista de Norris, poderia alcançar Verstappen"