Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Após blefe da Mercedes, FIA ressalta que paradas falsas são ilegais

Times que utilizarem o mesmo artifício nas próximas provas serão punidos pelo órgão regulador do esporte

Mecânico da Mercedes GP durante pitstop
Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Team
Felipe Massa, Williams FW37 à frente do companheiro de equipe Valtteri Bottas, Williams FW37 e Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Felipe Massa, Williams FW37 llidera a prova para Valtteri Bottas, Williams FW37 e Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06
Valtteri Bottas, Williams FW37
Valtteri Bottas, Williams F1 Team
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
O bico de Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 no parc ferme

Em um duelo com a Williams pela a liderança do GP da Grã-Bretanha, a Mercedes tentou enganar os rivais ao fingir que faria uma parada mais cedo do que o esperado.

Os mecânicos da Mercedes foram chamados para o pit lane na volta 14 em uma tentativa de enganar a Williams. O plano não deu certo, porém. Todos os carros continuaram na pista.

Chefe da Mercedes, Toto Wolff disse depois que o pit stop falso seria para desestabilizar os concorrentes.

"Sabemos que a Williams tem mais dificuldades em fazer os pneus durarem no final do stint e sabíamos que parando cedo iríamos fazê-los pensar: 'será que vamos conseguir?' Eles poderiam parar", disse ele.

"Foi um jogo que não funcionou. Minha esposa me mandou uma mensagem no WhatsApp dizendo: 'Vocês acham que podem nos enganar? Ha, ha, ha'.”

Regras violadas

Tem sido amplamente dito nos últimos anos que os “pit stops fictícios” não são permitidos. Por razões de segurança, as regras só permitem que as equipes estejam no pit lane quando realmente forem realizar seu trabalho.

O artigo 23.11 do Regulamento Desportivo da F1 afirma: "a equipe só está permitida no pit lane imediatamente antes do trabalho em um carro, e a mesma deve retirar-se assim que o trabalho estiver concluído."

A dificuldade com os regulamentos é saber se as equipes estão deliberadamente blefando ou se houve uma mudança de planos - razão pela qual a Mercedes não foi acusada de uma quebra nas regras.

Mercedes escapou de punição

Com dificuldade de provar a intenção, a Mercedes não foi investigada pela FIA após o GP da Grã-Bretanha, já que no momento em que a entidade teve consciência de que o que havia acontecido era um blefe, era tarde demais para fazer qualquer coisa.

Um porta-voz da FIA disse ao Motorsport.com: "Naquele momento, o que a Mercedes fez estava ok porque ninguém sabia se eles realmente iriam parar. Na verdade, nós ainda não sabemos realmente."

"No entanto, tendo em vista o fato de terem sido acusados de terem feito uma 'parada falsa', eles talvez tenham realmente feito isso."

FIA adotará "tolerância zero"

Tendo sido alertada sobre as ações da Mercedes, a FIA pretende agora se certificar de que as equipes entendam que paradas falsas não são permitidas.

O órgão dirigente revelou que irá adotar uma abordagem de tolerância zero para o assunto, e vai contar isso às equipes em uma reunião antes do GP da Hungria. Qualquer repetição no futuro será vista como uma violação das regras.

Sob estas circunstâncias, as equipes terão de provar à FIA que há uma razão verdadeira para pararem se quiserem escapar de punições. Isso irá incluir a análise da comunicação de rádio, para entender se o piloto estava sob a impressão de que faria outra parada.

O porta-voz da FIA acrescentou: "Ir para o pit lane assim, sem motivo válido, não é permitido. A dificuldade estaria em provar que era uma clara violação.”

Artigo anterior Horner reclama de domínio da Mercedes: “fãs querem competição”
Próximo artigo Como a luta por segurança da F1 pode salvar vidas na estrada hoje

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros