Após experiência no Japão, pilotos defendem redução nos fins de semana da F1
Chegada de tufão obrigou F1 a reduzir as atividades em pista para o GP do Japão
Na opinião de alguns pilotos, os dirigentes da Fórmula 1 deveriam tirar lições da mudança de planejamento para o fim de semana do GP do Japão pois de acordo com Romain Grosjean, a experiência em Suzuka mostrou que é possível realizar os GPs em apenas dois dias.
As atividades no circuito japonês foram canceladas neste sábado devido a chegada do supertufão Hagibis, fazendo com que o treino classificatório fosse adiado para o domingo, horas antes da corrida.
Ritmo mais forte nos treinos
Grosjean, que é um dos diretores da associação dos pilotos (GPDA), disse que a forma como o segundo treino livre se transformou em uma potencial classificação mostrou que se as atividades ocorressem em dois dias seria algo positivo.
“Nós fomos com tudo para o TL2”, disse o francês da Haas. “Nós usamos um modo de potência do motor e eu achei que foi realmente um bom formato. Seria bom se fosse apenas sábado e domingo, com um treino livre na manhã do primeiro dia e uma segunda sessão a tarde que definisse a classificação”.
“Você precisa acelerar, tem uma boa quantidade de pneus, e ainda pode ajustar o carro. E há o toque de recolher a noite, então os mecânicos não vão dormir tão tarde. Pode-se mudar um pouco o setup do carro entre a classificação e a corrida e você pode otimizar desempenho nas duas sessões. Eu realmente gostei da experiência”.
Melhoras na qualidade de vida
Mecânicos trabalham incessantemente nos fins de semana.
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
O piloto da Toro Rosso, Daniil Kvyat concordou que a F1 poderia ser mais aberta a experimentar diferentes formatos no futuro, tendo em vista uma redução para dois dias de atividades.
“Nós já estamos discutindo alterações mais profundas do que mudar o formato do fim de semana, mas talvez poderíamos experimentar fazer mudanças. Digamos que no sábado de manhã tenhamos uma sessão maior e então a classificação à tarde. Assim o pessoal da equipe começaria a ficar menos tempo longe de casa, tanto os mecânicos quanto nós”.
“Mas principalmente o pessoal da equipe que trabalha por tantos dias. Talvez esse dia extra possa fazer eles terem mais qualidade de vida. Então por que não? Faz sentido levar isso em conta”.
Mais pneus, mais treinos
Lewis Hamilton acredita que um dos aspectos positivos na mudança no formato foi que os pilotos puderam andar mais nos treinos livres, já que havia mais pneus disponíveis.
“Foi uma sexta-feira realmente melhor”, disse o pentacampeão. “Normalmente você só tem dois pneus por sessão, mas como vamos perder o TL3 nós também usamos os dois conjuntos que usaríamos no sábado de manhã”.
“Foi um aprendizado interessante. Talvez os organizadores precisem nos dar mais pneus no fim de semana para podermos ir à pista três vezes em cada sessão, pois teríamos três conjuntos para cada treino”.
“Seria melhor para treinar, e melhor para os fãs também, porque nós começaríamos logo no começo das sessões, ao invés de esperar por 20 minutos nos boxes antes de ir para a pista”.
GP do Japão
Marcada pelo supertufão Hagibis, a edição de 2019 da prova em Suzuka certamente entrará para a história e fará parte das curiosidades da etapa japonesa. Um caso parecido é o da corrida de 2004, que também foi marcada pelas fortes chuvas. Confira outras curiosidades do GP do Japão:
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