Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Asa traseira divide opiniões entre os pilotos

Depois de simular o uso do dispositivo em situação de corrida, há quem acredite que as ultrapassagens não serão tão fáceis

Vettel achou difícil ultrapassar mesmo com a nova asa ativada

O uso da asa traseira móvel em condições de corrida dividiu opiniões no paddock. A FIA fez um teste do sistema na última meia hora do segundo treino livre desta sexta-feira: quando um piloto chegava a menos de um segundo de um carro à sua frente na área delimitava na curva 14, recebia no cockpit um sinal eletrônico liberando o uso do dispositivo. O TotalRace ouviu alguns pilotos sobre o tema, e o discurso foi bem heterogêneo.

Para Rubens Barrichello, da Williams, a ideia tem boas chances de cumprir seu objetivo. “Se você estiver um segundo atrás, a asa funciona. Cheguei atrás de um companheiro e deu certo. Na corrida será algo tranquilo. Tudo bem que não dava para saber o quanto o carro da frente tinha de combustível, mas a ultrapassagem foi fácil”, afirmou.

Fernando Alonso também pôde conferir a novidade, quando usou a asa móvel para deixar para trás um carro da Toro Rosso. Ele contou ao TotalRace como foi: “Acho que o piloto até facilitou, mesmo porque era um treino livre. Mas foi fácil. Só pelo lado técnico, a asa móvel deve facilitar as ultrapassagens. Mas é claro que quem estiver na frente vai se defender e tomar a linha de dentro na freada da curva. E usar a asa tentando ultrapassar por fora vai tornar tudo mais difícil”, analisou.

Quem preferiu não tirar conclusões foi o atual campeão do mundo Sebastian Vettel. “Eu até tentei ultrapassar e não consegui! O que não é ruim, porque não queremos que as corridas fiquem artificiais. Mas para responder se vai funcionar, temos de esperar a corrida, na qual todos estarão com o mesmo nível de combustível e com pneus no mesmo estado de degradação”.

Companheiro de equipe de Vettel, o australiano Mark Webber fez uma observação importante: a eficiência da asa vai estar diretamente ligada ao uso dos pneus: “Tentei passar Lewis e não foi tão difícil. Mas tudo vai depender da diferença do estado dos pneus em cada carro. Se eles forem muito distintos e quem estiver atrás estiver com a borracha melhor, a asa será um instrumento poderoso”, afirmou.

Artigo anterior Vettel: "Briga será entre McLaren, Mercedes, Ferrari e nós"
Próximo artigo Para Alonso, tempos dos treinos livres são irrelevantes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros