Bandeira quadriculada 'real' voltará a encerrar corridas na F1
Sinal eletrônico havia sido implementado para impedir erros, mas acabou causando justamente o que deveria evitar

Uma bandeira quadriculada física e não um painel eletrônico, voltará a ser o sinal definitivo do encerramento das corridas de Fórmula 1 a partir de 2020. Para a temporada 2019, a FIA havia mudado um dos regulamentos para que um painel de luz quadriculada se tornasse o sinal de fim de corrida.
Leia também:
- Equipes não poderão mais esconder carros nos testes de pré-temporada
- Hamilton iguala mais um recorde de Senna na Fórmula 1; entenda
- Podcast #019 – O GP de Abu Dhabi e os destaques da temporada 2019 da F1
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
Esta foi uma resposta ao erro no GP do Canadá de 2018, onde uma confusão entre um funcionário e a celebridade convidada Winnie Harlow fez com que a bandeira quadriculada fosse agitada uma volta mais cedo por engano.
No entanto, no GP do Japão deste ano, um erro no novo sistema fez com que o painel eletrônico declarasse a corrida encerrada uma volta antes do previsto, apesar de todos estarem completarem a prova na volta correta.
As regras da F1 fizeram com que o fim da corrida tivesse que ser registrado uma volta antes, dando a Sergio Pérez o nono lugar e derrubando Nico Hulkenberg para a décima posição.

Modelo havia encerrado prova no Canadá no momento errado.
Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images
Após a corrida, o diretor de corridas da FIA, Michael Masi, não quis dizer se o erro foi causado por um foi um gatilho automático ou por erro humano, admitindo apenas que “foi um daqueles que não havia acontecido antes com a bandeira quadriculada, e acabamos de investigar o porquê".
Sebastian Vettel disse que este foi um exemplo do porque apenas uma bandeira quadriculada real deveria terminar uma corrida de F1, pois para ele, esse seria o "sinal final" ao qual os pilotos respondem.
Nesta semana, a reunião de quarta-feira do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA ratificou a reintegração da bandeira quadriculada como o sinal definitivo do encerramento das corridas.
As mesmas regras ainda serão aplicadas se, por algum erro, a bandeira for agitada antes do previsto, com o resultado da corrida sendo declarado naquele momento, em vez de o painel ser usado como backup.
Sai 2019, chega 2020
Na próxima temporada, os regulamentos técnicos serão os mesmos deste ano, o que significa que pela primeira vez em anos, as equipes trabalharão exclusivamente para aprimorar os carros, sem necessidade de se adequarem à novas restrições e características. Por isso, espera-se que o panorama do campeonato seja mais equilibrado do que o de 2019. Confira o raio-x da temporada preparada pelo Motorsport.com:
1º Lewis Hamilton: 413 pontos, 11 vitórias, 17 pódios, 5 poles, 6 voltas mais rápidas e 511 voltas lideradas

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2º Valtteri Bottas: 326 pontos, 4 vitórias, 15 pódios, 5 poles, 3 voltas mais rápidas e 185 voltas lideradas

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
3º Max Verstappen, 278 pontos, 3 vitórias, 9 pódios, 2 poles, 3 voltas mais rápidas e 156 voltas lideradas

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
4º Charles Leclerc: 264 pontos, 2 vitórias, 10 pódios, 7 poles, 4 voltas mais rápidas e 246 voltas lideradas

Foto de: Alessio Morgese / Luca Rossini
5º Sebastian Vettel: 240 pontos, 1 vitória, 9 pódios, 2 poles, 2 voltas mais rápidas e 160 voltas lideradas

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
6º Carlos Sainz Jr: 96 pontos, 1 pódio (3º no Brasil)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
7º Pierre Gasly: 95 pontos, 1 pódio (2º no Brasil) e 2 voltas mais rápidas

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
8º Alex Albon: 92 pontos, 4º lugar (Japão)

Foto de: Tomohiro Yoshita
9º Daniel Ricciardo: 54 pontos, 4º lugar (Itália)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
10º Sergio Perez: 52 pontos, 6º lugar (Azerbaijão e Bélgica)

Foto de: Erik Junius
11º Lando Norris: 49 pontos, 6º lugar (Bahrein e Áustria)

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
12º Kimi Raikkonen: 43 pontos, 4º lugar (Brasil)

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
13º Daniil Kvyat: 37 pontos, 1 pódio (3º na Alemanha)

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
14º Nico Hulkenberg: 37 pontos, 5º lugar (Itália)

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
15º Lance Stroll: 21 pontos, 4º lugar (Alemanha)

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
16º Kevin Magnussen: 20 pontos, 6º lugar (Austrália) e 1 volta mais rápida em Singapura

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
17º Antonio Giovinazzi: 14 pontos, 5º lugar (Brasil) e 4 voltas lideradas (Singapura)

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
18º Romain Grosjean: 8 pontos, 7º lugar (Alemanha)

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
19º Robert Kubica: 1 ponto, 10º lugar (Alemanha)

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
20º George Russell: 0 ponto, mas superou o companheiro em todas as classificações

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
Equipes não poderão mais esconder carros nos testes de pré-temporada
Próximo artigo
Mercedes pagará taxa recorde de R$ 23 milhões para correr temporada 2020 da F1, veja valor para cada equipe

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Scott Mitchell |