Bottas admite que “pensar demais” prejudicou desempenho
Finlandês diz que começou a guiar de forma anormal em sua primeira temporada com a Mercedes
Enquanto Lewis Hamilton assumiu o controle da batalha pelo campeonato com quatro vitórias em cinco provas após as férias de verão do ano passado, Valtteri Bottas começou a ter dificuldades.
Ele ainda conseguiu a pole position no Brasil e venceu em Abu Dhabi, mas admite que seu baixo desempenho também era mental.
"Depois de lutar muito em algumas corridas, não foi fácil mentalmente porque fiquei bastante confuso no início", disse Bottas ao Motorsport.com.
"Com certeza, você também começa a duvidar do que você está fazendo. Então, também, quando você precisa mudar algumas coisas com seu estilo de condução e precisar se adaptar a muitas coisas diferentes, de repente você percebe que não é tão simples.”
"Então você facilmente pensa demais e faz da sua condução menos natural. Mas agora se houver dificuldades semelhantes às de 2018, estarei preparado para isso.”
"Aprendi muito com essas corridas difíceis, então acho que sou muito melhor piloto, por exemplo, em Spa, na Malásia ou no Japão."
Embora a F1 tenha sofrido uma grande mudança nos regulamentos aerodinâmicos de 2017, Bottas acredita que as características fundamentais da Mercedes permaneceram consistentes com os carros que Hamilton conduziu nas quatro temporadas anteriores.
Mas, depois de ter mudado da Williams para substituir Nico Rosberg, Bottas disse que o déficit da experiência na Mercedes se tornou muito aparente quando teve dificuldades.
"O que ele [Hamilton] tem feito melhor do que eu, acho que vem principalmente da experiência", disse Bottas, que ressaltou que existem "diferenças definidas" entre seus estilos de condução.
"Acho que, finalmente, mecanicamente o carro realmente não mudou muito nos últimos anos, em termos de como ele se comporta, e foi muito diferente de como o carro da Williams se comportou.”
"Então, tive muitas coisas para aprender, e fiquei tentando fazer as coisas o tempo todo."
Ele acredita que ele será "um piloto muito mais completo e muito mais rápido" em 2018 do que em 2017, agora que está familiarizado com a Mercedes.
Bottas acrescentou que, embora a familiaridade e o ritmo natural de Hamilton fossem fatores importantes entre eles em 2017, a ética de trabalho do atual campeão merecia elogios.
"Eu sempre soube que ele é realmente talentoso, e ele é rápido em todas as circunstâncias sempre. Ele simplesmente entra no carro e é muito rápido", disse Bottas sobre Hamilton.
"Mas isso também vem do trabalho árduo, ele trabalha muito com a equipe."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.