Brawn rebate Vettel e Hamilton sobre novos formatos para F1: não devemos ter medo de testar

Diretor esportivo respondeu os comentários sobre possíveis mudanças nos formatos do final de semana da F1 para 2020, enfatizando que quaisquer ajustes serão experimentais
Os donos da F1 continuam discutindo com as equipes e a FIA sobre a possibilidade de se testar um formato diferente em alguns fins de semana da F1, com corridas classificatórias e grid reverso para 2020, visando melhorar o espetáculo.
Mas a proposta foi criticada por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel após a classificação do GP de Singapura no último final de semana, com Vettel definindo a ideia como "besteira" e de "abordagem errada".
Leia também:
Ainda em Singapura, o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, falou sobre "uma variedade de declarações de pilotos e especialistas" sobre a proposta, que disse que ainda estava sendo discutida.
"Para tentar esclarecer a situação e evitar mal-entendidos: há discussões sobre experimentos em 2020, com mudanças no formato de classificação, com o objetivo de tornar um fim de semana um pouco menos previsível", disse Brawn. "Quero enfatizar a palavra ‘experimento’ porque é disso que se trata, uma pequena amostra para estabelecer as direções para o futuro.”
"Estamos cientes de que o atual formato de classificação é emocionante e espetacular, mas o importante também é garantir que a corrida, que é a principal coisa do fim de semana, seja a melhor possível. E não importa quantas simulações você faz, não há medida mais precisa do que a pista. A Fórmula 1, as equipes e a FIA estão estudando a possibilidade de um formato revisado para um pequeno número de eventos para a próxima temporada.”
"Com regulamentos esportivos e técnicos estáveis em vigor para 2020, é o momento perfeito para essas avaliações".
"Nenhuma decisão foi tomada ainda porque estamos finalizando todos os detalhes, mas os feedbacks recebidos até agora são, na maioria, positivos", acrescentou.
"Entendo que os puristas estão preocupados, não devemos ter medo de realizar experimentos, caso contrário, não podemos progredir."
"Não queremos mudar por mudar, queremos melhorar nosso esporte, porque, como o desenvolvimento dos carros, se você ficar parado, corre o risco de ficar para trás."
Carros e formatos diferentes em 2021?
Caso a F1 mude o formato de alguns fins de semana em 2020 e essas alterações caírem no gosto de pilotos e fãs, elas poderão ser introduzidas de maneira definitiva para a temporada 2021, que tem definido que os carros terão o efeito solo de volta. Relembre como era a época que a categoria tinha carros baseados nesse conceito.
1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images
1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1978 - Lotus

Foto de: LAT Images
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images
1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images
1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images
2021 - O retorno do efeito solo

Foto de: Giorgio Piola

Artigo anterior
VÍDEO: Hamilton se desculpa após derrubar celular de fã em Singapura
Próximo artigo
Fórmula 1 revela novos detalhes sobre asas para os carros de 2021

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Jack Cozens |