IndyCar
R
St. Pete
13 mar
-
15 mar
Próximo evento em
46 dias
R
Birmingham
03 abr
-
05 abr
Próximo evento em
67 dias
R
Long Beach
17 abr
-
19 abr
Próximo evento em
81 dias
R
Austin
24 abr
-
26 abr
Próximo evento em
88 dias
R
GP de Indianápolis
07 mai
-
09 mai
Próximo evento em
101 dias
R
500 Milhas de Indianápolis
22 mai
-
24 mai
Próximo evento em
116 dias
R
Detroit
29 mai
-
31 mai
Próximo evento em
123 dias
R
Texas
04 jun
-
06 jun
Próximo evento em
129 dias
R
Road America
19 jun
-
21 jun
Próximo evento em
144 dias
R
Richmond
25 jun
-
27 jun
Próximo evento em
150 dias
R
Toronto
10 jul
-
12 jul
Próximo evento em
165 dias
R
16 jul
-
18 jul
Próximo evento em
171 dias
R
Mid-Ohio
14 ago
-
16 ago
Próximo evento em
200 dias
R
Gateway
20 ago
-
22 ago
Próximo evento em
206 dias
R
Portland
04 set
-
06 set
Próximo evento em
221 dias
R
Laguna Seca
18 set
-
20 set
Próximo evento em
235 dias

Chefe da McLaren admite que cometeu “erros estúpidos" na Indy 500 de 2019

compartilhar
comentários
Chefe da McLaren admite que cometeu “erros estúpidos" na Indy 500 de 2019
Por:
12 de jan de 2020 16:11

Zak Brown disse que cometeu erros "estúpidos" durante fracasso nas 500 Milhas de Indianápolis em 2019, mas fará "coisas diferentes" durante temporada 2020

A McLaren tentou participar das 500 Milhas de Indianápolis no ano passado, com Fernando Alonso, decidindo executar seu próprio programa em uma pequena aliança com a Carlin, em vez de repetir a parceria que teve com a Andretti Autosport em 2017.

McLaren e Alonso tiveram dificuldades com ritmo durante a semana de treinos, e o espanhol não se classificou para a corrida.

Leia também:

Falando na Autosport International 2020, o CEO da McLaren, Zak Brown, classificou o programa de "fiasco" e disse que não poderia se esconder dos erros cometidos na preparação, que incluíam um volante que faltou no primeiro teste da McLaren no Texas e uma confusão sobre medições e métricas.

Perguntado sobre como teve que lidar com a direção da McLaren, Brown disse: "Os proprietários são impressionantes, começando com Mansour Ojjeh (acionista da McLaren), que é uma lenda do esporte. E sim, eles me deram carta branca.”

"Sou um grande comunicador, por isso não vou surpreendê-los. Então, com isso, acho que há um nível muito alto de confiança e, portanto, eles me deixaram continuar.”

"Quando fizemos Indianápolis em 2017, foi uma loucura a ideia, quando recebi o apoio deles muito rapidamente. E mesmo depois do fiasco do ano passado, eles disseram: 'Você ganha alguns, perde outras'."

"Você não pode se esconder disso. Mas o que você precisa fazer é aprender com seus erros e definitivamente não cometer o segundo. Porque eu diria que alguns dos erros que cometi foram muito estúpidos, e olhando para trás, no que eu poderia ter feito de diferente, é isso que vamos fazer este ano, é fazer as coisas de maneira diferente.”

"Mas, apesar de tudo isso, de um lado para o outro, os chefes são excelentes e eles me deram a tarefa de levar a McLaren de volta à frente.”

A McLaren fez parceria com a Schmidt Peterson Motorsport e disputará uma temporada completa como Arrow McLaren SP na IndyCar, cuja compra foi concluída pela Penske Corporation no início desta semana.

Brown disse que o lendário Roger Penske, que controla sua equipe de mesmo nome e a Penske Corporation, seria "o número 1 na minha lista, como um indivíduo de qualidade que fortalece sua organização."

"Tive a sorte de ter trabalhado com a maioria das equipes de Fórmula 1 e da IndyCar, e desde cedo eu sempre pensei: 'O que Roger Penske faria? '"disse Brown.

"Se você mantiver os olhos abertos, conseguir alguns exemplos e depois ver o que as pessoas fazem, poderá aprender muito com aqueles que foram antes de você e tiveram muito sucesso.”

"Ele usou as corridas para construir seus negócios, ele usou os negócios para construir suas corridas. Sou um dos maiores fãs de Roger."

Relembre o ano de 2019 de Fernando Alonso, inclusive a ausência na Indy 500

Galeria
Lista

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
1/40

Foto de: Art Fleischmann

O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
2/40

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
3/40

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
4/40

Foto de: Art Fleischmann

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
5/40

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein
6/40

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein
7/40

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein
8/40

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein
9/40

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein
10/40

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
11/40

Foto de: Alexander Trienitz

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
12/40

Foto de: Alexander Trienitz

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
13/40

Foto de: JEP / Motorsport Images

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
14/40

Foto de: Paul Foster

Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
15/40

Foto de: JEP / Motorsport Images

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
16/40

Foto de: JEP / Motorsport Images

Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
17/40

Foto de: Marc Fleury

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
18/40

Foto de: Jose Mario Dias

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
19/40

Foto de: Jose Mario Dias

Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
20/40

Foto de: Jose Mario Dias

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
21/40

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
22/40

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
23/40

Foto de: McLaren

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
24/40

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
25/40

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
26/40

Foto de: Toyota Racing

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
27/40

Foto de: Toyota Racing

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
28/40

Foto de: Toyota Racing

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
29/40

Foto de: Toyota Racing

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
30/40

Foto de: Toyota Racing

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
31/40

Foto de: Toyota Racing

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
32/40

Foto de: Toyota Racing

Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
33/40

Foto de: Toyota

Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
34/40

Foto de: Toyota

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
35/40

Foto de: Toyota Racing

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
36/40

Foto de: Toyota Racing

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
37/40

Foto de: Toyota Racing

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
38/40

Foto de: Toyota Racing

Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
39/40

Foto de: Toyota Racing

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
40/40

Foto de: Federico Faturos

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

Próximo artigo
Márquez, Ocon e cia: as contratações mais importantes para 2020

Artigo anterior

Márquez, Ocon e cia: as contratações mais importantes para 2020

Próximo artigo

Nelsinho Piquet revela projeto para ter Fórmula E, Indy e Stock no Rio

Nelsinho Piquet revela projeto para ter Fórmula E, Indy e Stock no Rio
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria IndyCar
Equipes McLaren Compre Agora
Autor Jack Cozens