Brown: Liberty deveria comprar Silverstone para garantir GP
Chefe da McLaren crê que novos donos da Fórmula 1 deveriam comprar circuito de Silverstone para garantir continuidade do GP da Grã-Bretanha
Com Silverstone próximo de anunciar na semana que vem a ativação de uma cláusula contratual para encerrar o contrato atual com a Fórmula 1, o futuro da prova foi colocado em dúvida. Um dos fatores que ameaçam o GP da Grã-Bretanha no tradicional circuito é a escalada nas taxas de direitos da F1.
Enquanto se fala na realização da corrida britânica em outro local - potencialmente uma pista de rua em Londres - a realidade financeira é que reduzir as taxas de direitos para Silverstone a longo prazo poderia ajudar a manter o circuito na categoria.
Zak Brown, diretor da McLaren, entretanto, tem outra ideia. O dirigente, que recentemente se reuniu com o Liberty para discutir o futuro da F1, acredita que o melhor caminho para seguir em frente seria que os novos donos da F1 comprassem o circuito de Silverstone dos atuais proprietários, o BRDC (British Racing Drivers' Club).
"Minha opinião é que o Liberty deveria comprar Silverstone", disse. "A NFL - um esporte muito bem sucedido - tem o Super Bowl, evento que eles levam para onde querem."
"Creio que Silverstone é uma grande pista. Se eles não conseguem ganhar dinheiro, temos de encontrar uma forma de fazer com que eles ganhem. Precisamos criar novos fluxos de receita ou refazer o acordo", afirmou.
Brown acredita que um modo para fazer Silverstone ser mais rentável seria transformar o circuito em um centro da F1, com museus, mais testes e outras atrações para os fãs.
"Você poderia criar um Hall da Fama da F1, você poderia ter escolas de pilotagem, eSports", acrescentou. "Se você é dono do lugar, existe uma série de atividades extras que você pode criar."
"Isso inclui testes também. Talvez em vez de fazer todos os testes em Barcelona, você pode fazer alguns em Silverstone e abrir isso de fato para os fãs. Pessoalmente, creio que seria uma grande aquisição", comentou.
Por fim, Brown contou que deu tal sugestão para os dirigentes do Liberty e revelou que a ideia não foi rejeitada.
"Eu dei minha opinião sobre o tema", disse. "Eles ouvem. Eles serão rápidos em dizer se discordarem e eles não discordam da lógica."
"No entanto, não quero colocar palavras na boca deles e dizer que eles vão tentar comprar o circuito. O legal sobre o Liberty é que você pode dividir com eles suas ideias e ver eles prestarem atenção. Tem muita coisa acontecendo ali. É fácil para mim dizer para eles irem lá comprar", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.