Recomendado para você

F1: Austin pode servir como 'laboratório de testes' para estratégias de pneus

F1: Austin pode servir como 'laboratório de testes' para estratégias de pneus

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Austin pode servir como 'laboratório de testes' para estratégias de pneus
Indy: Juncos anuncia VeeKay; Collet fica mais perto de vaga na Foyt

Indy: Juncos anuncia VeeKay; Collet fica mais perto de vaga na Foyt

Indy
Indy
Indy: Juncos anuncia VeeKay; Collet fica mais perto de vaga na Foyt
F1: Réplica de carro de Bortoleto passará por terminais de São Paulo; veja quais

F1: Réplica de carro de Bortoleto passará por terminais de São Paulo; veja quais

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Réplica de carro de Bortoleto passará por terminais de São Paulo; veja quais
F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada

F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff se declara "curioso" com comportamento da Mercedes e quer 'virada de chave' no fim da temporada
Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Enzo Fittipaldi testa novamente com a McLaren na Indy
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Com o #10 já utiilizado por Luca Marini, qual será o número de Diogo Moreira na MotoGP?
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher se diz "muito aberto" para futuro na Indy após teste em Indianápolis
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bastidores de 'guerra de declarações' entre Verstappen e Russell em 2024 são revelados
Últimas notícias

Burti: Arrivabene não é “eficaz” como Todt para ajudar Vettel

Comentarista da TV Globo diz que alemão é “muito humano” e tende a cometer mais erros se não for apoiado

After crashing out, Sebastian Vettel, Ferrari, talks to Maurizio Arrivabene, Team Principal, Ferrari, and Jock Clear, Engineering Director, Ferrari

Ex-piloto de Formula 1, Luciano Burti – que desde 2004 comenta a categoria para a TV Globo – acredita que Maurizio Arrivabene deveria ter auxiliado mais Sebastian Vettel na última temporada.

Em entrevista ao podcast da Autosport, Burti disse que o ex-diretor da equipe Ferrari, Jean Todt, teria ajudado Vettel a evitar seus vários erros na segunda metade da temporada.

"Foi um erro muito pequeno o que aconteceu, e ele teve azar, aconteceu na hora errada e no lugar errado e teve uma grande consequência", disse Burti sobre o acidente de Vettel em Hockenheim.

“Desde então, eu realmente acho que alguém como Jean Todt lhe daria um bom feedback. Acho que Vettel se sentiu sozinho para se defender de seu erro. Uma vez que você tem essa pressão, se disser como piloto: ‘não posso cometer um erro na próxima volta ou na próxima curva’, você cometerá um erro.”

“Acho que foi o que aconteceu com ele. Embora ele seja um grande campeão, ele é muito humano e, quando você tem esses sentimentos, não faz bem para você.”

"Ele estava sozinho e alguém como Jean teria feito a diferença para colocá-lo de volta aos trilhos, porque não é normal ver um tetracampeão cometendo tantos erros, e erros bobos às vezes."

Burti, que correu na Fórmula 1 pela Jaguar e pela Prost, foi piloto de testes da Ferrari de 2002 a 2004 – período em que Todt comandava a equipe.

Ele sugere que a liderança da Ferrari nos últimos anos não tem sido tão eficaz sob o atual diretor da equipe, Maurizio Arrivabene, como foi durante sua série de sucesso nos primeiros anos da última década.

"Talvez a Ferrari tenha perdido um pouco a liderança que Jean costumava dar", disse Burti.

“Eu trabalhei com Stefano Domenicali, ele era um cara muito bom, mas não sei como a equipe era quando ele era o chefe da equipe [de 2008-2014], mas depois que ele deixou a Ferrari, o time nunca conseguiu o ritmo que costumava ter.”

“Eu conheço pouco sobre Arrivabene de quando eu estive lá, porque ele estava com a Philip Morris e ele não era, na minha opinião, um bom líder porque não era compreensivo. Ele sempre foi muito distante de nós e eu nunca entendi o porquê."

Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal

Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal

Photo by: Jean Petin / Sutton Images

Artigo anterior Ex-mecânico de Sainz, Steiner elogia bicampeão de rali
Próximo artigo Alonso vê "geração mais talentosa" da história na F1 atualmente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros