Fórmula 1 Fórmula E IndyCar
R
Long Beach
16 abr
Canceled
R
Birmingham
16 abr
Próximo evento em
38 dias
NASCAR Cup
07 mar
Evento encerrado
Stock Car Brasil
26 mar
Próximo evento em
17 dias
23 abr
Próximo evento em
45 dias
MotoGP
25 mar
Próximo evento em
16 dias
R
GP da Argentina
08 abr
Postponed

Barrichello conta bastidores e revela papel de Burti na ida para corrida na Austrália

Rubinho conta que o comentarista da Globo foi acionado para costurar participação na categoria australiana de monopostos

compartilhar
comentários
Barrichello conta bastidores e revela papel de Burti na ida para corrida na Austrália

Depois de fazer seu retorno aos monopostos após hiato de sete anos, o brasileiro Rubens Barrichello falou sobre os bastidores de sua participação na S5000 e revelou ao Motorsport.com quem fez a ponte para que ele disputasse a prova australiana no último fim de semana. Trata-se de Luciano Burti, ex-piloto de Prost e Jaguar na Fórmula 1 e comentarista da categoria máxima do automobilismo mundial na Rede Globo.

Embora intermediada pelos organizadores do novo campeonato da Austrália, a confirmação de Rubinho na etapa inaugural da S5000 começou a ser costurada por Burti, que também competiu na Stock Car, na qual Barrichello venceu a última etapa, no Velopark (RS). O comentarista, que disputou 14 GPs na F1 entre 2000 e 2001, além de ter sido piloto de testes da Ferrari entre 2002 e 2004, foi quem fez a primeira ligação para que o conterrâneo se aventurasse na Oceania.

Leia também:

O contato entre os brasileiros foi incentivado pelo agente Greg 'Pee Wee' Siddle, que foi encarregado de encontrar um piloto importante para a estreia da S5000 pelo gerente da categoria, Chris Lambden. "Pee Wee ligou para Burti, que fez o primeiro contato comigo", disse Barrichello ao Motorsport.com. "Pee Wee então me ligou. Ele me falou sobre essa nova categoria e eu quis saber mais sobre o campeonato, o carro, a potência e assim por diante”.

Acompanhe ao vivo a Fórmula Indy e Fórmula 2 grátis no DAZN! Clique aqui e crie sua conta gratuitamente!

“Minha única preocupação era que meu filho [Dudu Barrichello] estaria correndo em Laguna Seca [pela USF2000, categoria norte-americana de acesso à Indy] no mesmo fim de semana, então pensei: 'devo fazê-lo ou não?'. Eu posso abrir a porta para meu filho, mas ele tem que fazer isso sozinho. Então eu disse 'ok, vou deixá-lo e me divertir um pouco'”, contou Rubinho que chegou em segundo na corrida da S5000 em Sandown (veja fotos da etapa abaixo).

Rubens Barrichello na Austrália

Rubens Barrichello na Austrália
1/14

Foto de: S 5000

Rubens Barrichello, Team BRM, Ricky Capo, Modena Engineering

Rubens Barrichello, Team BRM, Ricky Capo, Modena Engineering
2/14

Foto de: S 5000

Rubens Barrichello, Team BRM

Rubens Barrichello, Team BRM
3/14

Foto de: Daniel Kalisz

Rubens Barrichello na corrida da S5000

Rubens Barrichello na corrida da S5000
4/14

Foto de: Daniel Kalisz

Barrichello na S5000

Barrichello na S5000
5/14

Foto de: Daniel Kalisz

Detalhe de Rubinho na prova australiana

Detalhe de Rubinho na prova australiana
6/14

Foto de: Daniel Kalisz

Rubens Barrichello, da BRM

Rubens Barrichello, da BRM
7/14

Foto de: Daniel Kalisz

Rubens Barrichello, Team BRM S5000

Rubens Barrichello, Team BRM S5000
8/14

Foto de: Daniel Kalisz

Treino de Rubens Barrichello, Team BRM S5000

Treino de Rubens Barrichello, Team BRM S5000
9/14

Foto de: S 5000

Rubens Barrichello passa pela grama

Rubens Barrichello passa pela grama
10/14

Foto de: S 5000

Rubens Barrichello entra no carro da S5000

Rubens Barrichello entra no carro da S5000
11/14

Foto de: S 5000

Rubnes Barrichello no pitlane

Rubnes Barrichello no pitlane
12/14

Foto de: Daniel Kalisz

Rubens Barrichello em testes da S5000

Rubens Barrichello em testes da S5000
13/14

Foto de: Divulgacao

Detalhe do capacete de Rubinho

Detalhe do capacete de Rubinho
14/14

Foto de: Daniel Kalisz

E o gerente da categoria australiana rasgou elogios ao piloto brasileiro. "Não demorou muito para fazermos o acordo. Ele correu no domingo anterior pela Stock Car, venceu e, em seguida, foi direto ao aeroporto. Honestamente, acho que nunca lidei com um cara mais profissional e simpático. Ele foi simplesmente brilhante”, disse Lambden sobre Rubinho, cuja carreira você relembra abaixo:

1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.

1993: Jordan, 18º no campeonato (2 pts). Barrichello esteve na F1 entre 1993 e 2011, com 326 participações e 322 largadas. É o recordista absoluto na história da categoria.
1/29

Foto de: Tom Haapanen

1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.

1994: Jordan, 6º no campeonato (19 pts). Com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, Barrichello conquistou 11 vitórias na carreira - é o 27º na história, empatado com Felipe Massa e Jacques Villeneuve.
2/29

Foto de: LAT Images

1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).

1995: Jordan, 11º no campeonato (11 pts).
3/29

Foto de: LAT Images

1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)

1996: Jordan, 8º no campeonato (14 pts)
4/29

Foto de: LAT Images

1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)

1997: Stewart, 13º no campeonato (6 pts)
5/29

Foto de: Sutton Motorsport Images

1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)

1998: Stewart, 12º no campeonato (4 pts)
6/29

Foto de: LAT Images

1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)

1999: Stewart, 7º no campeonato (21 pts)
7/29

Foto de: LAT Images

2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).

2000: Ferrari, 4º no campeonato (62 pts). A primeira vitória na F1 veio na Alemanha, em 2000. Largando de 18º, Barrichello conseguiu a terceira maior recuperação da história da categoria, ficando atrás apenas de John Watson (22º - EUA, 1983) e Bill Vukovich (19º - Indy 500, 1954).
8/29

Foto de: LAT Images

2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)

2001: Ferrari, 3º no campeonato (56 pts)
9/29

Foto de: Ferrari Media Center

2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)

2002: Ferrari, vice-campeão (77 pts)
10/29

Foto de: LAT Images

2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)

2003: Ferrari, 4º no campeonato (65 pts)
11/29

Foto de: Ferrari Media Center

2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)

2004: Ferrari, vice-campeão (114 pts)
12/29

Foto de: Bridgestone Corporation

2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.

2005: Ferrari, 8º no campeonato (38 pts). O brasileiro foi 68 vezes ao pódio.
13/29

Foto de: XPB Images

2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)

2006: Honda, 7º no campeonato (30 pts)
14/29

Foto de: XPB Images

2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)

2007: Honda, 20º no campeonato (0 pts)
15/29

Foto de: XPB Images

2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)

2008: Honda, 14º no campeonato (11 pts)
16/29

Foto de: XPB Images

2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.

2009: Brawn, 3º no campeonato (77 pts). Foram 21 poles na F1.
17/29

Foto de: XPB Images

A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.

A última vitória de Barrichello na F1 foi no GP da Itália de 2009.
18/29

Foto de: XPB Images

Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.

Desde então, o Brasil não esteve mais no topo do pódio.
19/29

Foto de: XPB Images

2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)

2010: Williams, 10º no campeonato (47 pts)
20/29

Foto de: XPB Images

2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)

2011: Williams, 17º no campeonato (4 pts)
21/29

Foto de: XPB Images

2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)

2012 (Indy): KV, 12º no campeonato (289 pts)
22/29

Foto de: Eric Gilbert

2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)

2013 (Stock Car): Full Time, 8º no campeonato (120 pts)
23/29

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)

2014 (Stock Car): Full Time, campeão (234 pts)
24/29

2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)

2015 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (188 pts)
25/29

2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)

2016 (Stock Car): Full Time, vice-campeão (295 pts)
26/29

2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)

2017 (Stock Car): Full Time, 5º no campeonato (251 pts)
27/29

2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)

2018 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (242 pts)
28/29

2019 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (206 pts)*

2019 (Stock Car): Full Time, 4º no campeonato (206 pts)*
29/29

Foto de: Duda Bairros

*Campeonato em andamento
VÍDEO: Veja acidente que interrompeu prova de Barrichello na Austrália

Artigo anterior

VÍDEO: Veja acidente que interrompeu prova de Barrichello na Austrália

Próximo artigo

'Fator Barrichello' turbina audiência de categoria australiana e organizadores querem mais estrelas no grid

'Fator Barrichello' turbina audiência de categoria australiana e organizadores querem mais estrelas no grid
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Monopostos
Evento S5000: Sandown
Pilotos Luciano Burti , Rubens Barrichello
Autor Andrew van Leeuwen