Recomendado para você

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Colapinto encara semanas decisivas na F1, com Aron como referência no TL1 do México
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris 'ri' de tentativa de 'sabotagem' da Red Bull no GP dos EUA
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º

Moto2
Moto2
Moto2: González lidera treino da Malásia; Moreira é 10º
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Acosta lidera treino frenético do GP da Malásia; Bagnaia e Bezzecchi fora do Q2
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Leclerc ficará "muito surpreso" se Verstappen for o campeão de 2025
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Polêmica da fita em Austin foi precedida por mensagem da McLaren para Red Bull: "Melhor sorte na próxima"; entenda
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Duas equipes teriam violado teto orçamentário da F1 2024; Aston confirma, mas outro time contesta infração "substancial"
Últimas notícias

Canadá poderá dar respostas-chave sobre pneus "confusos" da F1

Para engenheiro-chefe da Williams, prova em Montreal pode lançar algumas indicações sobre papel que o downforce está desempenhando nos pneus atuais da categoria

Worn tyres on the car of Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, after the race

Com algumas equipes da F1, incluindo Ferrari e Haas, tendo dificuldades em colocar os pneus de 2019 da Pirelli na janela de temperatura correta, há uma crença no paddock de que níveis mais altos de downforce são necessários para ajudar a colocar mais potência por meio dos pneus.

Essa é uma das vias que a Ferrari, em particular, está analisando, com a suspeita de que seu carro eficiente em termos aerodinâmicos, não está trabalhando com seus pneus tanto quanto precisa.

Leia também:

O GP do Canadá deste fim de semana deve esclarecer melhor a situação para todas as equipes, avalia Dave Robson, engenheiro-chefe da Williams, porque tradicionalmente os times foram forçados a reduzir os níveis de downforce para minimizar o arrasto nas longas retas do Circuito Gilles Villeneuve.

Se isso causar problemas com pneus, porque eles não estão sendo trabalhados o suficiente, então isso poderia fornecer uma resposta clara sobre qual é a melhor rota para 2019.

"Acho que há o caso de que downforce e arrasto não fazem o que downforce e o arrasto devem fazer em termos simples, por causa da interação com os pneus", disse Robson.

"As pessoas normalmente pensariam em tirar o downforce no Canadá. Mas se você não conseguir fazer com que os pneus funcionem, talvez eles não funcionem tanto quanto o normal, então esse será um conjunto de dados interessante."

A Pirelli reduziu a espessura de seus pneus em 0.4 mm este ano para erradicar o superaquecimento e as bolhas que as equipes e pilotos não gostaram na temporada passada.

Mas uma das consequências dessa mudança é que ela mudou a janela de operação dos pneus para uma faixa de temperatura mais alta, o que mudou a abordagem que as equipes precisam.

Daniel Ricciardo, da Renault, disse: "Não era assim tão simples. Acho que até mesmo a maioria dos treinos de classificação deste ano, não quero dizer que não estamos confiantes, mas não acho que estamos realmente 100% certos sobre o que precisamos para fazer na volta de aquecimento.”

"Não tem havido realmente uma tendência até agora de realmente ser 100% certa. Ainda há um pouco para aprender com certeza, e de uma maneira que é legal porque há lugares que você pode melhorar nessa área."

Robson concordou que as equipes tiveram que reaprender muito sobre os pneus neste ano, porque eles se comportam de maneira muito diferentes pistas e superfícies.”

"Eu acho que foi interessante ouvir [em Mônaco] todos os outros rádios das equipes, porque mesmo na segunda volta no Q3, muitos pilotos ainda não sabiam o que fazer. É confuso, desafiador, mas tudo faz parte do esporte.”

"Esquentar os pneus dianteiros, esse é o problema principal, é muito difícil. Então você tem esse problema de querer uma coisa no sábado para aquela volta e domingo você quer algo diferente, e você não pode mudar nada.”

"É frustrante. Mas é o mesmo para todos, então é o caso de tirar o máximo proveito disso."

Artigo anterior Veja os horários da Fórmula 1 no Canadá neste fim de semana
Próximo artigo Ferrari vs Red Bull, Hamilton vs Bottas: o que está em jogo no GP do Canadá de F1?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros