Chefe da F-E: F1 tem "grande oportunidade" para reestruturar modelo de negócios

compartilhar
comentários
Chefe da F-E: F1 tem "grande oportunidade" para reestruturar modelo de negócios
Por:
Co-autor: James Allen

Para o criador da F-E, os chefes da F1 deveriam aproveitar a oportunidade para mexer não apenas no teto orçamentário como todo o modelo de negócios

Essa semana, a Fórmula 1, juntamente com a FIA e as equipes do mundial, vão se reunir para discutir uma redução do teto orçamentário para 150 milhões de dólares (775 milhões de reais), um pedido das próprias equipes para garantir a sustentabilidade do campeonato. Mas para o criador da Fórmula E, Alejandro Agag, as mudanças poderiam ser maior.

Segundo Agag, com o esporte tendo mais liberdade para fazer grandes mudanças por causa do novo Pacto de Concórdia que precisa ser assinado para 2021, deveria ter uma movimentação maior para repensar a estruturação do modelo de negócios da categoria.

Leia também:

Em uma entrevista exclusiva com o Motorsport.com, Agag disse: "Eu acho que para o esporte a motor, isso pode ser uma oportunidade. E, especificamente para a Fórmula 1, isso pode ser uma grande oportunidade, para reestruturar todo o modelo".

"Talvez seja uma oportunidade para todas as equipes dividir a renda em quantias iguais. Também estou ouvindo sobre a possibilidade do teto cair para 125 milhões de dólares (645 milhões de reais), algo assim, mas por que não um teto de 75 milhões de dólares (390 milhões de reais) e tornar algo realmente lucrativo para todos?".

"O Pacto de Concórdia ainda não ter sido assinado pode ser uma boa oportunidade, porque ele tem todas aquelas coisas antigas que são um fardo para a F1, com algumas equipes ganhando muito e outras tão pouco. Essa falta de harmonia é grande no Pacto. Talvez essa seja uma ótima oportunidade para mexer com todo o sistema".

Na última semana, o presidente da FIA, Jean Todt, foi claro ao afirmar que ele concorda com a redução de custos, reconhecendo que orçamentos de 300 milhões de dólares (1,5 bilhão de reais) das equipes de ponta era demais.

"A cada desastre, a cada crise, você tem muitas coisas ruins, mas pode ter coisas boas", disse Todt ao Motorsport.com. "Então, entre as coisas boas está a oportunidade de melhorar as coisas para o futuro. E principalmente na Fórmula 1, atingimos alguns patamares com gastos, que, para mim, não são razoáveis e que precisamos resolver".

Agag acha que um dos principais problemas que a F1 precisa lidar é a diferença de verba destinadas às maiores e menores equipes - que é exacerbada por pagamentos extras às equipes mais antigas por seus sucessos no passado.

Ele acha que Todt tem razão em buscar um "novo acordo", onde todo o panorama do esporte a motor seria modificado em resposta à crise causada pelo coronavírus.

"Não acho que seja normal que equipes que competem na mesma corrida recebam valores completamente diferente de dinheiro", disse Agag. "Comparando com o futebol, a Premier League por exemplo, se você olhar para a quantia de dinheiro que o vencedor recebe em comparação com o último não chega nem perto da diferença que temos no nosso esporte. Esse pode ser o novo acordo, e é uma grande oportunidade".

"E se as pessoas não perceberem que o mundo será diferente após o coronavírus, eles estarão cometendo um grande erro. A oportunidade está aí e as pessoas precisam aproveitar. Nós não somos parte disso, vamos fazer o nosso mini novo acordo próprio após".

Agag admite que ele não está envolvido de perto com as discussões da F1, mas afirma que suas visões são simplesmente como ele acha que lidaria com as mudanças.

"Eu não estou na F1 ou à frente dela, e ela é gerenciada por pessoas muito capacitadas, e tenho certeza que eles estão pensando em tudo isso", acrescentou. "Mas eu usaria esse momento como uma grande correção dos princípios dos negócios da F1. Então pode ser uma oportunidade muito interessante".

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Galeria
Lista

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
1/31

Foto de: FIA Formula E

A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.

A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
2/31

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.

Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
3/31

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.

A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
4/31

Foto de: Akhil Puthiyedath

Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento

Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
5/31

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.

No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.
6/31

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.

A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
7/31

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.

O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
8/31

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.

Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
9/31

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.

Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
10/31

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.

Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
11/31

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.

Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
12/31

Foto de: FOM

Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.

Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
13/31

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com

Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado

Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
14/31

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho

O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
15/31

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.

Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
16/31

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial

Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
17/31

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.

Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
18/31

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.

Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
19/31

Foto de: Marc Fleury

As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.

As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
20/31

Foto de: Rainier Ehrhardt

A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021

A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
21/31

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.

O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
22/31

Foto de: Dave Kneen

A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.

A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
23/31

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data

Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
24/31

Foto de: IndyCar Series

As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.

As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
25/31

Foto de: IndyCar Series

Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.

Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
26/31

Foto de: NASCAR Media

No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.

No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
27/31

Foto de: Duda Bairros

A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.

A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
28/31

Foto de: Duda Bairros

A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.

A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
29/31

Foto de: Luca Bassani

Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.

Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
30/31

Foto de: Duda Bairros

Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena

Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
31/31

Foto de: Uncredited

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a F1 em 2021

PODCAST: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?

 

 

Senna, Schumacher, Clark e mais: relembre as 10 maiores exibições na chuva na F1

Artigo anterior

Senna, Schumacher, Clark e mais: relembre as 10 maiores exibições na chuva na F1

Próximo artigo

Ricciardo: Bianchi teria conquistado o mesmo que Leclerc na F1

Ricciardo: Bianchi teria conquistado o mesmo que Leclerc na F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1 , Fórmula E
Autor Jonathan Noble