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Ferrari é contra motor extra em 2020, mesmo com corrida a mais

Chefe da equipe não quer aumentar o número de unidades de potência de três para quatro, apesar das muitas provas no ano

Charles Leclerc, Ferrari SF90 leads Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Com a provável permanência do GP da Espanha em 2020, o calendário da Fórmula 1 pode ter 22 corridas no ano que vem, o que representaria um recorde (entenda a situação em galeria especial no fim desta matéria). 

Por isso, está sendo discutida a possibilidade de se permitir o uso de mais um motor ao longo da temporada, aumentando o número de unidades de potência de três para quatro, sem que haja punições.

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Enquanto algumas escuderias estão mais abertas à ideia de uma unidade de potência extra, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, não apoia - especialmente porque as discussões em andamento com a Liberty dão conta de um potencial cronograma de 24 corridas em 2021, ainda com três motores.

"Estamos apoiando uma 22ª corrida se isso significa mais algumas receitas, mas precisamos ter cuidado com os custos extras. Eu acho que, se nós olharmos bem para 2021, no momento, devemos estar discutindo 24 corridas sem motores extras, sem unidades extras”.

"Aumentar o número de unidades disponíveis no próximo ano seria simplesmente errado, porque significa que temos mais motores, mas [mais] custos que não fazem sentido em geral. Deve ser uma corrida extra com o mesmo número de componentes que temos".

O chefe da Red Bull, Christian Horner, calculou que um quarto motor poderia ser permitido sem custos adicionais simplesmente reduzindo os testes. "Se reduzirmos um pouco os testes na pré-temporada, então isso poderia ser uma possibilidade", disse.

A vice-diretora da equipe Williams, Claire Williams, disse que a maior preocupação para ela com relação a um calendário ampliado é a possibilidade de ter três fins de semana de corrida consecutivos.

"Eu não gostaria d isso no calendário. Isso atrapalhou muitas pessoas no passado e também do ponto de vista logístico é um pesadelo, um desastre. E não é bom para a base de custo de ninguém".

INDEFINIÇÃO SOBRE O CALENDÁRIO DE 2020

Com a provável manutenção do GP da Espanha de F1, o calendário de 2020 pode ser o maior da história da categoria. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, o CEO da Fórmula 1, Chase Carey, avisou às equipes para esperarem um campeonato de 22 provas. Assim, a Alemanha, que perdeu o patrocínio da Mercedes, e o México, que também tem problemas de financiamento, brigam pela vaga restante. Veja como está o calendário até o momento atual:
GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
GP do Vietnã
O GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado em 2020 e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP da Espanha
Depois de governo voltar atrás e decidir apoiar financeiramente a etapa, GP deve ficar no calendário.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e pode fazer sua despedida na atual temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
A definir (GP do México)
A etapa de Hermanos Rodríguez tem problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrasta. Confirmado em 2020, o GP da Holanda pode ser um dos substitutos, mas a corrida de Zandvoort (foto) também pode entrar na vaga da prova espanhola.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
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