Haas diz que "seria desespero" trocar pilotos no meio da temporada
Chefe da escuderia, Gunther Steiner admitiu usar ordens de equipe para evitar batidas de seus pilotos
Em meio à má fase da Haas, o chefe da equipe, Gunther Steiner, disse que trocar Kevin Magnussen ou Romain Grosjean no meio da temporada da Fórmula 1 seria um “movimento desesperado”. Os dois pilotos se chocaram nas últimas duas provas e chegaram a abandonar na Grã-Bretanha por conta de danos nos carros, mas Steiner cacifou a dupla para o restante do campeonato.
De todo modo, as especulações de uma eventual saída de um dos dois, especialmente Grosjean, ganharam força após a corrida da Inglaterra. Após a prova de Silverstone, Steiner definiu o choque entre seus pilotos como "inaceitável", uma vez que ambos já haviam sido instruídos para evitar batidas. No GP da Espanha, eles também se tocaram, mas sem maiores consequências.
Depois de um novo atrito entre os pilotos na Alemanha, onde Grosjean e Magnussen voltaram a trocar tinta, Steiner disse que é improvável que a equipe substitua um dos dois durante a temporada.
“Eu não estou pensando nisso”, disse ele. “É uma opção, mas não faz muito sentido. Você acaba criando mais perguntas do que respostas. Você perturba várias outras coisas. Isto seria uma manobra quase desesperada se eu tivesse que fazê-la”.
A Haas disse que decidirá quem serão os pilotos do time para o próximo ano após as férias de verão. Enquanto o contrato de Grosjean termina no fim desta temporada, o de Magnussen tem duração até o fim de 2020.
Steiner disse que a dinâmica entre os dois não significa que a parceria esteja perdida, já que ele acredita que os pilotos podem se odiar, desde que trabalhem bem com a equipe. “Quando você toma uma decisão, a química da equipe vem junto” disse Steiner. “Todas essas questões não são novidade alguma para se pensar quando nós fazemos nossa escolha para o futuro”.
“Se eles não resolvem isso pessoalmente, eu não posso fazê-lo. Contanto que eles respeitem o time e façam o que a equipe quiser que eles façam, eu estou tranquilo. Se eles não conversarem um com o outro, desde que não façam nada negativo que vá prejudicar o time, eu posso viver com isso. Tentar forçar alguém a ter um bom relacionamento com outrém não funciona. Não sou psicólogo, mas tenho certeza disso”, ponderou o dirigente.
Enquanto admite que circunstâncias externas tiveram influência nos repetidos incidentes entre Grosjean e Magnussen, Steiner confirmou que ele vai impor regras mais restritas para os dois a partir de agora, ao invés de permitir que lutem livremente na pista.
"Ser firme com eles é a única solução”, disse Steiner. “Vamos dizer a eles o que fazer quando estiverem próximos um do outro. Quando estiverem longe um do outro, eu realmente não me importo com o que estão fazendo. Mas quando estiverem próximos, vamos tirar o controle deles”.
Steiner planeja discutir a situação pessoalmente com Grosjean e Magnussen nesta quinta-feira, depois de ter dado tempo a si mesmo para refletir sobre o que aconteceu na Alemanha, onde eles colidiram novamente, mas sem consequências. “Os dois poderiam ter danificado os carros novamente e perderíamos os pontos”, alertou Steiner.
"Se eu tiver o mesmo tipo de discussão que tive com eles em Silverstone, não será construtivo. Eu preciso chegar com algo melhor. Precisamos ter controle e seguir adiante, porque isso não é aceitável para a equipe. O time vai sofrer novamente se nós continuarmos com isso”.
Haas vive momento ruim e coleciona episódios bizarros
Entre as confusões da escuderia, tem de tudo: roda solta, piloto rodando sozinho no box e patrocinador barbudo fã de Exterminador do Futuro. Confira na galeria especial do Motorsport.com abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.