Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Chefe da Renault: Fórmula 1 deve colaborar melhorando as pistas

Cyril Abiteboul sugere envolvimento das equipes para melhorar o design das pistas da categoria máxima do automobilismo

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19, leads Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Em meio à definição do calendário de 2020 da Fórmula 1 (entenda em galeria especial no fim desta matéria), o chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que a categoria deve focar mais em melhorar o desenho das pistas, com o intuito de permitir melhores corridas.

Como exemplo, o dirigente francês citou que seus engenheiros analisaram como os layouts alternativos do circuito de Paul Ricard poderiam ter propiciado um GP da França melhor neste ano, após críticas à tediosa prova.

Leia também:

A organização da F1 já fez esforços internos para otimizar os layouts dos circuitos: o chefe de desempenho da categoria, Craig Wilson, que trabalhou anteriormente na BAR, Honda, Brawn e Williams, esteve envolvido nos projetos do Vietnã e de Miami. Nesse sentido, Abiteboul disse que as equipes podem identificar possíveis mudanças nos locais já existentes.

"Uma coisa que eu acho que precisamos fazer um pouco mais é projetar as pistas", disse ele ao Motorsport.com. "Eu preferiria um pouco menos de engenharia excessiva dos regulamentos técnicos e um pouco mais de engenharia do layout da pista, em vez de investir em 20 carros que deveriam ser diferentes a cada ano”.

“Eu talvez mudasse uma ou duas curvas em cada pista. Seria muito mais eficiente em termos de custo e muito melhor para o esporte. Eu sei que eles colocaram muito esforço de engenharia no Vietnã. Mas isso é algo que todos poderíamos pensar coletivamente”.

Abiteboul disse que o circuito de Paul Ricard forneceu um interessante estudo de caso. "Houve algumas críticas duras após a corrida, porque ela se transformou em uma procissão. Tentamos torná-la um pouco interessante no final, e fomos penalizados por isso”, comentou, em referência a uma punição a Daniel Ricciardo.

"Então o que fizemos foram algumas simulações de configurações alternativas. Gostaria de ver mais novidades das equipes de engenharia em algumas soluções e melhorias para as pistas. Se 10 equipes colaborassem para melhorar, tenho certeza de que poderíamos chegar a resultados fantásticos, e não precisamos esperar por 2021 para isso. Isso já seria no ano que vem”.

Calendário de 2020 deve ser o maior da história da F1

Com a confirmação da permanência do GP do México e a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.

A organização da F1 pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde na história.

Entenda na galeria abaixo como o calendário de 2020 está se desenhando:

GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
GP do Vietnã
O GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado em 2020 e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP da Espanha
Depois de governo voltar atrás e decidir apoiar financeiramente a etapa, GP deve ficar no calendário.
GP da Holanda
Confirmado em 2020, o GP da Holanda será disputado em Zandvoort (foto) e deve ser realizado em maio.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e deve ficar de fora da próxima temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
GP do México
A etapa de Hermanos Rodríguez teve problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrastou, mas deu certo no fim.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
23
Artigo anterior Verstappen: Lições com a McLaren deixaram Honda cautelosa na Red Bull
Próximo artigo F1: Hamilton nega que o hexacampeonato já esteja garantido

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros