Chefe da Renault: Fórmula 1 deve colaborar melhorando as pistas
Cyril Abiteboul sugere envolvimento das equipes para melhorar o design das pistas da categoria máxima do automobilismo
Em meio à definição do calendário de 2020 da Fórmula 1 (entenda em galeria especial no fim desta matéria), o chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que a categoria deve focar mais em melhorar o desenho das pistas, com o intuito de permitir melhores corridas.
Como exemplo, o dirigente francês citou que seus engenheiros analisaram como os layouts alternativos do circuito de Paul Ricard poderiam ter propiciado um GP da França melhor neste ano, após críticas à tediosa prova.
A organização da F1 já fez esforços internos para otimizar os layouts dos circuitos: o chefe de desempenho da categoria, Craig Wilson, que trabalhou anteriormente na BAR, Honda, Brawn e Williams, esteve envolvido nos projetos do Vietnã e de Miami. Nesse sentido, Abiteboul disse que as equipes podem identificar possíveis mudanças nos locais já existentes.
"Uma coisa que eu acho que precisamos fazer um pouco mais é projetar as pistas", disse ele ao Motorsport.com. "Eu preferiria um pouco menos de engenharia excessiva dos regulamentos técnicos e um pouco mais de engenharia do layout da pista, em vez de investir em 20 carros que deveriam ser diferentes a cada ano”.
“Eu talvez mudasse uma ou duas curvas em cada pista. Seria muito mais eficiente em termos de custo e muito melhor para o esporte. Eu sei que eles colocaram muito esforço de engenharia no Vietnã. Mas isso é algo que todos poderíamos pensar coletivamente”.
Abiteboul disse que o circuito de Paul Ricard forneceu um interessante estudo de caso. "Houve algumas críticas duras após a corrida, porque ela se transformou em uma procissão. Tentamos torná-la um pouco interessante no final, e fomos penalizados por isso”, comentou, em referência a uma punição a Daniel Ricciardo.
"Então o que fizemos foram algumas simulações de configurações alternativas. Gostaria de ver mais novidades das equipes de engenharia em algumas soluções e melhorias para as pistas. Se 10 equipes colaborassem para melhorar, tenho certeza de que poderíamos chegar a resultados fantásticos, e não precisamos esperar por 2021 para isso. Isso já seria no ano que vem”.
Calendário de 2020 deve ser o maior da história da F1
Com a confirmação da permanência do GP do México e a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.
A organização da F1 pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde na história.
Entenda na galeria abaixo como o calendário de 2020 está se desenhando:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.