Chefe diz que Alfa tem provas para reverter punições da Alemanha
Fred Vasseur alega que a equipe tem material e motivos para apelar da decisão dos comissários em Hockenheim


Chefe de equipe da Alfa Romeo na Fórmula 1, Fred Vasseur disse que a escuderia tem “motivos e provas” para fazer com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reavalie as punições impostas a Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi no GP da Alemanha. O time vai apelar das penalidades, que tiraram a dupla da zona de pontuação em Hockenheim, promovendo Lewis Hamilton e Robert Kubica aos pontos, no que significa o primeiro da Williams em 2019.
Raikkonen e Giovinazzi terminaram em sétimo e oitavo lugares em Hockenheim, mas ambos receberam penalidades de 30 segundos, caindo para a 12ª e 13ª posição. Os comissários da FIA consideraram que as embreagens dos dois carros operavam de uma maneira que potencialmente dava aos pilotos uma vantagem na largada, imitando o controle de tração no C38 (relembre os primeiros carros da Alfa Romeo na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).
Leia também:
As circunstâncias da largada, a primeira de 2019 em pista molhada, foram altamente incomuns, com quatro voltas de formação atrás do safety car. Após o veredito, o Alfa enviou uma notificação de sua intenção de apelar da decisão.
"É extremamente decepcionante ter ambos os carros penalizados e eliminados dos pontos em uma corrida tão empolgante", disse Vasseur em um comunicado da equipe. “A situação surgiu durante as voltas que passamos atrás do safety car antes da largada - sofremos uma disfunção da embreagem que estava além de nosso controle e vamos investigar mais a questão”.
“Nós respeitamos o processo da FIA e o trabalho dos comissários, mas apelaremos desta decisão, pois acreditamos que temos os fundamentos e as evidências para que ela seja anulada. Nesse sentido, entraremos em contato com a FIA em breve”.
Ao Motorsport.com, Vasseur admitiu ainda que a equipe esperava um resultado melhor, especialmente tendo em vista que Daniil Kvyat levou uma escuderia do pelotão intermediário ao pódio. “Acho que perdemos a oportunidade no final. A questão é que estamos lutando com a Toro Rosso e eles marcaram mais pontos do que nós. Você sempre quer mais nesses tipos de condições, você sempre quer estar no tempo certo para os pit stops e assim por diante".
GALERIA: Relembre as primeiras passagens da Alfa Romeo na Fórmula 1

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

GALERIA: Veja acidentes de Leclerc, Hamilton e Hulkenberg na Alemanha quadro a quadro
Verstappen: Triunfo na Alemanha não muda perspectiva no campeonato

Últimas notícias
F1: Rachel Loh, engenheira e comissária da CBA, atuará no GP de Singapura
Ela foi selecionada por programa da FIA que tem por objetivo estimular diversidade no automobilismo
F1 - Wolff, Horner, Binotto...Chefes de equipe: Quem são e o que fazem?
O papel de um chefe de equipe é variado e importante, mas…Quem eles realmente são e o que fazem na prática?
Audi adverte que ainda não tomou decisão de entrar na F1
Montadora diz que quer estudar novos regulamentos de motores de 2026 antes de anunciar possível entrada na categoria, acrescentando que as férias da empresa atrasam a decisão
F1: Mudança tardia na regra do assoalho para 2023 vai ajudar equipes do topo?
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA finalmente aprovou as mudanças nas regras para abordar os quiques para próxima temporada