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Chefes da F1 entram em acordo sobre regras de 2019

Ross Brawn, diretor técnico da categoria, diz que todos os detalhes das mudanças aerodinâmicas para o ano que vem foram definidos

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, and the rest of the field at the start

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Max Verstappen, Red Bull Racing RB14, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, and the rest of the field at the start

Steve Etherington / Motorsport Images

Ross Brawn confirmou que as regras aerodinâmicas para a F1 em 2019 foram finalmente acordadas entre todas as equipes e deverão ser oficializadas no próximo encontro do Grupo Estratégico, no dia 4 de julho.

Apesar de o conceito de simplificar asas e dutos de freio a fim de facilitar as ultrapassagens ter sido estabelecido no dia 30 de abril, investigações adicionais foram feitas a fim de evitar que haja quaisquer brechas nas regras.

Isso fez com que houvesse discussões com os diretores técnicos das equipes, sendo que os detalhes enfim foram estabelecidos em uma reunião do Grupo Técnico na última semana. Agora, os chefes de equipe vão dar a aprovação final na reunião do Grupo Estratégico.

“As equipes queriam saber o que estava acontecendo, e acho que todos estavam cooperando”, disse Brawn ao Motorsport.com. “Ela precisava de um refinamento, o que aconteceu.”

“Acho que todos percebem que não queremos incertezas. Até onde sei, tudo já foi resolvido e deveremos estar em boa forma.”

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Brawn afirmou que as regras de 2019 não serão úteis somente na contribuição para as mudanças maiores de 2021 – elas também são um teste para ver a cooperação entre as equipes, a FIA e o grupo de engenheiros da F1 para estudar as ideias futuras.

“Acho que será uma visão interessante para garantir que estamos na direção correta”, acrescentou Brawn.

“Acho que isso terá uma contribuição própria, mas também nos dará um feedback melhor no conceito que estamos perseguindo para deixar os carros mais benignos.”

“A FIA escreve os regulamentos e temos de policiá-los, então, portanto, é papel e responsabilidade deles. Estamos aqui para contribuir nos conceitos que resultam nisso.”

Brawn confirmou que o encontro do Grupo Estratégico da próxima semana também contará com discussões entre os chefes da F1 sobre os detalhes das regras de 2021. “É mais uma fase importante para definir o que todos queremos fazer para o futuro.”

O diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, um dos apoiadores das mudanças de 2019, admitiu que o processo de refinamento das ideias foi complicado.

“Acho que tudo está basicamente resolvido”, disse, quando questionado pelo Motorsport.com.

“Acredito que as regras serão colocadas no Grupo Estratégico, em 4 de julho. Muito trabalho tem sido feito por todos para acertar tudo e deixar definido. Agora, podemos simplesmente seguir em frente.”

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