Últimas notícias

Circuito de Barcelona anuncia modificação na curva dez para etapas da F1 e MotoGP em 2021

Mudança foi solicitada pela FIA e a FIM em um projeto conjunto para aumentar a segurança nas pistas que recebem os mundiais

Lando Norris, McLaren MCL35

O Circuito de Barcelona, que recebe o GP da Espanha de Fórmula 1 e o GP da Catalunha de MotoGP, terá uma modificação no traçado para as etapas de 2021, trazendo de volta uma versão modificada da velha curva dez, após pedidos de melhorias de segurança feitas pela FIA e a FIM.

A versão original da curva 10 no circuito era para a esquerda, chegando em uma reta que terminava no topo da colina, para iniciar a curva 11.

Leia também:

Porém, a F1 abandonou essa versão da curva em 2004, favorecendo um modelo mais apertado para a esquerda, visando uma melhoria de segurança, apesar de seguir utilizando a chicane final nas curvas 14 e 15, que são criticadas por todos, em vez da versão original.

Já a MotoGP seguiu usando o layout original até 2016, quando a morte de Luis Salom, piloto da Moto2, na antiga penúltima curva levou à modificação. Devido à proximidade das barreiras na curva 10, a categoria passou a adotar a versão da F1.

Mudanças na área de escape na velha penúltima curva para 2018 deixou a chance para a MotoGP voltar a utilizar o formato original, mas preferiu seguir com a curva 10 da F1. 

Mas o circuito passará por uma renovação em cima da curva 10, a tempo das etapas que serão realizadas no local em 2021.

"Durante o mês de janeiro, o Circuito de Barcelona estará reformando o traçado de sua atual curva 10, localizada na entrada do lendário estádio. O projeto, que foi analisado pela FIA e a FIM, irá melhorar as condições de segurança para corridas de carro e de moto".

"Tradicionalmente, a F1 usava a variante interna das curvas 10 e 11, enquanto a MotoGP usava o layout histórico. Porém, há alguns anos, a FIM decidiu usar o mesmo modelo das provas de carro".

"Para a temporada de 2021, em acordo com a FIA e a FIM, o Circuito de Barcelona projetou uma variante nova e única para a curva 10, que ficará localizada entre os dois layouts. Essa mudança permitirá uma extensão da área de escape, aumentando a distância de segurança, além de representar uma volta às origens do traçado".

As mudanças no circuito são uma em uma série de iniciativas acordadas pelas instituições responsáveis pela F1 e a MotoGP para um trabalho em conjunto visando a melhora da segurança nas pistas.

Essa notícia vem após o anúncio feito no mês passado de que os circuitos que receberão a F1 e a MotoGP a partir de 2022 precisarão de painéis de LED instalados nos postos dos fiscais.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Kvyat fora da AlphaTauri! ENTENDA o impacto da mudança e VEJA como está o mercado da F1 21

PODCAST: Como ficará marcada a temporada de 2020 da F1?

 

In this article
Lewis Duncan
Fórmula 1
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA ajusta regra de pneus após incidente de Russell no GP de Sakhir
Próximo artigo Leclerc: “Foi minha melhor temporada na Fórmula 1”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros