Circuito de Barcelona renova com F1 e MotoGP até 2026 e anuncia projeto de renovação

Mas acordo com MotoGP deve fazer parte do novo plano de revezar provas na Espanha e em Portugal, reduzindo a presença desses países no calendário

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Charles Leclerc, Ferrari SF21, and the rest of the field away at the start

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Charles Leclerc, Ferrari SF21, and the rest of the field away at the start

Jerry Andre / Motorsport Images

O Circuito de Barcelona seguirá recebendo os GPs da Espanha de Fórmula 1 e da Catalunha de MotoGP até 2026 após chegar a um novo acordo com a organização dos eventos e as autoridades locais.

A pista espanhola tem uma das maiores sequências de GPs realizados do calendário atual da F1, fazendo parte da temporada desde 1991 sem interrupções. Mas o futuro a longo prazo da corrida era incerto nos últimos anos, devido a um envolvimento próximo das autoridades locais, e a necessidade de tornar o evento em algo que fizesse sentido em termos financeiros.

Leia também:

A F1 reforçou que o local, construído na onda da preparação para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, será atualizado, para que ele fique no mesmo patamar de outros circuitos modernos do calendário.

"Queremos agradecer o promotor e as autoridades pelo engajamento e apoio, e mal podemos esperar para continuarmos construindo esse relacionamento nos próximos anos. Como parte do novo acordo, melhoras na pista e instalações serão feitas antes da prova de 2022, incluindo atualizações nos ambiciosos planos de sustentabilidade do circuito".

"Estamos felizes por anunciar esse acordo com o Circuito de Barcelona", disse Stefano Domenicali, CEO da F1. "Quero agradecer o promotor e as autoridades pelo entusiasmo e comprometimento de manter a Fórmula 1 em Barcelona, com as melhoras que serão feitas à pista e suas instalações, e pela chance de continuarmos nossa longa história juntos".

"As equipes e pilotos adoram correr no circuito e visitar Barcelona, e os fãs espanhóis seguirão vendo de perto seus ídolos Fernando Alonso e Carlos Sainz".

Roger Torrent, ministro catalão de negócios e trabalho e presidente do circuito, deixou claro que o aspecto de sustentabilidade foi chave para atingir o acordo.

"Celebramos a renovação desse contrato, que inclui uma cláusula de comprometimento mútuo, nos ajudando a tornar o Circuito de Barcelona em um modelo mundial de sustentabilidade neste tipo de instalação", disse.

"Queremos que o circuito seja um expoente da transformação 'verde' e a adaptação das infraestruturas às demandas da emergência climática".

Novo acordo com a MotoGP

Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT race start

Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT race start

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

O circuito espanhol também confirmou um novo contrato para receber a MotoGP, mas em alternância com outros circuitos da Península Ibérica. O acordo vai até 2026, com Barcelona recebendo pelo menos mais duas edições do GP da Catalunha a partir de 2023.

"Essa renovação de contrato com o Circuito de Barcelona por mais cinco temporadas é, sem dúvidas, uma notícia fantástica para a MotoGP", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports. "Essa fantástica pista catalã está ligada à MotoGP desde o início da Dorna, e tem sido uma peça-chave do calendário ano após ano".

"Esse acordo importante que estende a colaboração até 2026 demonstra, mais uma vez, o comprometimento exibido pelo promotor com o nosso campeonato".

ALONSO na RED BULL? Veja 'FLERTES' do piloto com equipes da F1 e saiba como ele quase parou na BRAWN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull diz que Mercedes não desfruta mais de vantagem "anormal" nas retas
Próximo artigo F1 - Verstappen: "É mais barato pilotar sem cinto de segurança do que tocar em asa traseira"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil