Recomendado para você

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen é 'sincerão' sobre recuperação que o recoloca na briga por título de 2025
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bearman critica pilotagem "desesperada e perigosa" de Tsunoda em lance no GP dos EUA
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Martinsville: veja horários e como assistir
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande

Stock Car
Stock Car
Campo Grande
Stock Car: Confira horários e como assistir à etapa de Campo Grande
MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase

MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase
GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2

GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
GP da Malásia de MotoGP: Horários e como ver a etapa de Sepang, com Diogo Moreira na Moto2
Últimas notícias

Cockpit fechado divide opiniões entre os pilotos do grid

Ideia testada pela FIA nesta semana agrada alguns, desagrada outros, deixa alguns em cima do muro e levanta algumas dúvidas; no geral, todos concordam: tudo pela segurança

Cobertura do cockpit testada pela FIA

Na última semana, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou um vídeo no qual avaliou uma polêmica cobertura de cockpit dos carros estilo monopostos. A ideia surgiu após os graves acidentes de Felipe Massa no GP da Hungria de 2009 e de Henry Surtees (este, fatal) na etapa de Brands Hatch da F-2 do mesmo ano. O conceito usado pela FIA na simulação era o de uma tampa usada em aviões de caça. Primeiro, usaram uma proteção feita de policarbonato e, em seguida, o de um avião de caça original. Nos dois casos, um pneu foi atirado a 225 km/h sobre as duas proteções. No caso da proteção de policarbonato, o impacto estilhaçou a peça. Já a tampa de um avião de caça, feita de policarbonato aeroespacial, permaneceu intacta. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo:



Em Nurburgring, vários pilotos deram opinião dos pilotos sobre a inovação ao "Diário Lance!". Alguns gostaram, como Nick Heidfeld; outros, não muito, caso de Sebastian Vettel. Teve até o caso de gente que ficou em cima do muro, como Fernando Alonso e Rubens Barrichello. Existiram, também, pilotos que analisaram, deram sugestões ou questionaram algumas coisas, no caso de Felipe Massa, sobre a respiração dentro da cápsula, e Timo Glock, em dúvida sobre o tempo que o piloto demoraria para deixar o carro. Mas, no geral, todos concordam: tudo em prol da segurança. Confira as opiniões de cada um abaixo:

Felipe Massa
"É uma iniciativa interessante. Não é simplesmente colocar uma cobertura, é preciso cuidar também da refrigeração dentro do cockpit. Se você pilotar numa corrida muito quente num cockpit fechado, você “morre” em duas voltas de tanto calor. Mas é sempre bom um trabalho pensando em aumentar a segurança."

Rubens Barrichello
"Tudo tem seus prós e contras. A Fórmula 1 não tem muito a ver com cockpits fechados, fica parecendo um daqueles Grupo C de protótipos antigos. Mas não estão fazendo isso apenas para ser diferente, mas para aumentar a proteção do piloto. Isso protegeria. Mas ainda é muito cedo para comentar."

Timo Glock
"O carro ficaria estranho, mas é uma questão importante de segurança que pode abrir novas possibilidades para o futuro. Mas eu queria ver se, com essas coberturas, a gente conseguiria sair do carro em cinco segundos como temos que fazer atualmente. Ela poderia dificultar. Se você tiver uma batida forte e essa cobertura ficar emperrada, pode ser difícil para os médicos chegarem no piloto. Pode ser uma possibilidade, mas ainda são precisos mais estudos. E, no calor, a gente precisaria de um ar condicionado."

Nick Heidfeld
"Eu gosto muito da ideia. Se você ver nos últimos anos, tivemos sorte de não termos uma fatalidade em acidentes como o do Felipe (Massa) em Budapeste, por exemplo. Em outras categorias aconteceram acidentes fatais, o que poderia ser evitado com uma ideia como essa. Só precisa ver questões de custos, praticidade, viabilidade e que o acontece em caso de acidente, se o piloto pode ficar bloqueado."

Sebastian Vettel
"Acho que seria uma pena, porque uma corrida de monopostos é popular por ter pilotos sem um teto, perderia algo e não teríamos ar fresco. Claro que há uma motivação para o aumento da segurança, mas acho que o risco é algo que talvez tenha de ser aceito. Gostaria que ficasse como agora, para ser sincero."

Fernando Alonso
"Não vi nada sobre isso. Quando vir, te digo o que eu achei, mas agora não tenho a menor ideia."

Artigo anterior Sobre ordens de equipe, pilotos dizem que “time está acima de tudo”
Próximo artigo 'Na dele', Barrichello começa a negociar contrato para 2012

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros