Com Webber à frente, trio de veteranos domina primeiro treino livre
Michael Schumacher e Rubens Barrichello completaram o top 3 em sessão com chuva em Silverstone
Em uma sessão marcada pela chuva, Mark Webber liderou top 3 de veteranos nos primeiros treinos livres para o GP da Grã-Bretanha. O australiano foi 0s660 mais rápido que Michael Schumacher, o segundo colocado. Rubens Barrichello foi o terceiro, com Felipe Massa em quinto.
O final de semana do GP da Grã-Bretanha começou com pista molhada em Silverstone e temperaturas baixas. Os carros fizeram suas voltas de instalação com temperatura de pista e ambiente em 14ºC.
Com os carros bastante instáveis, os pilotos de ponta começaram a ir para a pista com pouco mais de uma hora para o final da sessão. Mark Webber logo colocou a Red Bull à frente, enquanto Fernando Alonso tinha dificuldades parar manter sua Ferrari na pista. Não seria o único. Logo depois, Sebastien Buemi travou as rodas e também saiu da pista. Até o final do treino, Sergio Perez, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e outros também perderam o controle de seus carros.
Jenson Button foi o primeiro a baixar de 1min50, e Lewis Hamilton fez o terceiro tempo. Alonso só aparecia com a Ferrari a nove décimos da McLaren, em quarto.
Com 56 minutos para o final da sessão, o líder do campeonato deu o ar da graça e já virou o terceiro tempo. Logo pulou para primeiro, baixando de 1min49, no mesmo momento em que Felipe Massa foi para a pista e fez o segundo melhor tempo, a três décimos da Red Bull.
Conhecido como o “rainmaster”, Schumacher fez o melhor tempo com 45 minutos para o final. Logo depois, Hamilton foi o primeiro – e único – a colocar pneus slick, mas logo voltou para os boxes: a pista ainda estava bastante molhada.
Com meia hora para o final do treino e um movimento maior do que o normal para um primeiro treino de sexta-feira, Alonso fez o melhor tempo, apenas dois centésimos à frente de Webber. Schumacher mantinha-se em terceiro, com Alguersuari em quarto, seguido de Vettel, Button, Rosberg, Massa, Di Resta e Hamilton completando o top 10. Rubens Barrichello vinha logo em 11º.
Logo que o espanhol e o australiano marcaram suas voltas, a chuva apertou e os tempos subiram.
Com 15 minutos para o final do treino, Kamui Kobayashi escapou na última curva e perdeu o controle de sua Sauber, batendo forte na barreira de pneus.
No final da sessão, com a pista secando novamente, Webber colocou ordem na casa e mais de um segundo na Ferrari – Massa havia marcado o segundo tempo, centésimos à frente de Alonso. Rosberg se posicionou também à frente do brasileiro. No finalzinho, Barrichello fez o terceiro tempo e Perez, o quarto. Após fazer a melhor marca, Webber não conseguiu voltar aos boxes e parou o carro na pista.
A segunda sessão de treinos livres começa às 9h (horário de Brasília), com transmissão da SporTV.
Confira os tempos:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.