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Comissão da F1 vota a favor de novas regras de motores

Plano é reduzir custos gradativamente nos próximos anos na categoria

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07 lead at the start of the race

Foto de: XPB Images

Start action
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 and Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07 lead at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07

A Comissão de Fórmula 1 votou a favor dos planos dos fabricantes para alterar as regras de motores ao longo dos próximos dois anos, em uma tentativa de reduzir os custos e tornar o desempenho mais próximo entre as equipes.

Embora a confirmação formal do resultado não deve ser feita até a tarde desta sexta-feira, entende-se que o plano acordado pelos fabricantes antes do GP da China recebeu apoio suficiente para passar.

A esperança de a ideia ser aprovada na reunião da Comissão da F1 no início desta semana teve de ser abandonada diante da ausência de membros-chave, o que deixou o encontro sem quórum para permitir o voto.

Como relatado anteriormente pelo Motorsport.com, o acordo dos fabricantes de motores envolve um plano de longo prazo para reduzir o número de unidades de potência a três por piloto a partir de 2018.

Haverá também mais peças padrão, instalação comum de armazenamento de energia e controles eletrônicos e outras medidas para reduzir os custos de desenvolvimento.

O plano busca reduzir os custos dos clientes em até 1 milhão de euros (cerca de R$ 4 milhões) no próximo ano e mais 3 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) para 2018.

Em uma tentativa de igualar o desempenho - já que os motores são separados por apenas alguns décimos por volta -, o aumento do turbo poderia ser limitado para garantir uma maior igualdade.

Haverá também um compromisso dos fabricantes para garantir o fornecimento de unidades de potência a um custo fixo para todas as equipes, na esteira do pretendido pela Red Bull no ano passado.

A aprovação dos planos de motores, com o apoio da FIA, significa que o conceito de motor independente debatido no ano passado agora parece estar fora de questão.

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