Conselho "dá bronca" nas equipes da F1 por cobranças feitas à FIA sobre acordo com Ferrari
O Conselho Mundial do Esporte a Motor deixou claro sua oposição ao comunicado divulgado nessa semana onde sete equipes da F1 cobram transparência da FIA em acordo com Ferrari
Na reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, realizada nesta sexta-feira, um dos tópicos abordados foi o acordo secreto feito entre FIA e Ferrari após investigações sobre o motor de 2019 da equipe italiana. O anúncio do acordo irritou as equipes do grid, que se manifestaram contra a Federação.
O comunicado, assinado por Mercedes, Red Bull, McLaren, Renault, AlphaTauri, Racing Point e Williams, ou seja, todas as equipes que não usam motores Ferrari, pedia transparência na investigação feita e cobrava detalhes sobre o que havia sido encontrado.
Também dizia que "um órgão regulador do esporte internacional tem a responsabilidade de agir com os maiores padrões de governança, integridade e transparência".
A FIA respondeu ontem ao comunicado dizendo que seu próprio regimento jurídico permite o sigilo do acordo. E também admitiu que não estavam totalmente satisfeitos com a explicação da Ferrari, mas que não sentiam ali um caso concreto.
Na reunião realizada em Genebra, o Conselho apoiou a decisão do presidente Jean Todt, que supervisionou a investigação e deu às equipes uma bronca.
"O Conselho expressa apoio unânime ao Presidente da FIA e ao Departamento Técnico da FIA sobre a condução do caso, e se opõe fortemente a quaisquer comentários que minem a reputação e a imagem da FIA e do Campeonato Mundial de Fórmula 1", diz a nota divulgada.
Esta última ação deverá aumentar a tensão entre a Federação e as equipes, que estão a caminho da primeira corrida da temporada em Melbourne.
VÍDEO: Veja mais sobre o polêmico 'acordo secreto' da Ferrari que chocou rivais na F1
GALERIA: Cúpula da FIA e da F1 viveram dias de glória na Ferrari; entenda
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.