Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

Em Pocono, Hamlin vence terceira corrida consecutiva na NASCAR Cup

NASCAR Cup
Pocono
Em Pocono, Hamlin vence terceira corrida consecutiva na NASCAR Cup

F1: Verstappen vê "pequena falta em todos os aspectos" do carro da Red Bull após P4 em Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1: Verstappen vê "pequena falta em todos os aspectos" do carro da Red Bull após P4 em Barcelona

F1: Antonelli e Colapinto são punidos pelos comissários após o GP de Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1: Antonelli e Colapinto são punidos pelos comissários após o GP de Barcelona

F1: Hulkenberg explica razão "inacreditável" que o tirou do GP de Barcelona

Fórmula 1
F1: Hulkenberg explica razão "inacreditável" que o tirou do GP de Barcelona

F1: "Hamilton teria vencido mesmo sem o safety car virtual", analisa chefe da Ferrari sobre GP de Barcelona

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1: "Hamilton teria vencido mesmo sem o safety car virtual", analisa chefe da Ferrari sobre GP de Barcelona

F1 - Norris se 'rende' à Ferrari: "Se melhorarem o motor, vão envergonhar a todos"

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1 - Norris se 'rende' à Ferrari: "Se melhorarem o motor, vão envergonhar a todos"

Mini mantém liderança, mas Câmara se aproxima; confira a classificação da F2 após a etapa de Barcelona

F2
Barcelona
Mini mantém liderança, mas Câmara se aproxima; confira a classificação da F2 após a etapa de Barcelona

F1 - Russell questiona escolha da Mercedes em Barcelona: "Deveríamos ter mantido nossa estratégia"

Fórmula 1
GP de Barcelona
F1 - Russell questiona escolha da Mercedes em Barcelona: "Deveríamos ter mantido nossa estratégia"
Últimas notícias

Conversa rápida: Rubens Barrichello

Piloto mais experiente do grid de largada conta sobre as expectativas e as novidades da F-1 para 2011

 

Prestes a iniciar sua 19ª temporada na F1 – um recorde nunca antes visto na categoria –, Rubens Barrichello comenta sobre a preparação junto com a Williams no desenvolvimento do modelo FW33.
 
Além disso, o piloto de 38 anos (ele completa 39 no dia 23 de maio) analisou as novidades para este ano, como os novos pneus da Pirelli ("é difícil para todos") e o acréscimo de dois botões no volante, do Kers e da asa móvel ("você não está olhando para a frente o tempo todo"). 
 
A meta? "Pretendo ir ao Q3 e somar pontos, o que creio ser possível". Confira a conversa, que foi conduzida pela equipe de imprensa da Williams:
 
Como foi a pré-temporada para você?
Este é meu segundo ano com a equipe e estamos em uma forma muito melhor do que no ano passado. Tudo foi bem preparado e a equipe está fazendo um ótimo trabalho ao deixar tudo pronto em tempo para Melbourne.
 
Como o FW33 se compara ao carro do ano passado?
Acho que estamos melhores na parte de performance. O carro é um animal diferente, então temos de tratá-lo de forma diferente, mas gosto muito disso. Quanto maior é a velocidade, mais difícil de saber, mas o carro é melhor para pilotar do que o do ano passado.
 
Qual é a sua opinião sobre a degradação de pneus que estamos vendo?
É difícil para todos, mas depende do equilíbrio que você tem. Isso leva a um ponto no qual a performance do pneu desaparece e você não consegue trazer de volta. Você precisa olhar além deles, mas mesmo assim você não seria capaz de sobreviver a uma corrida inteira.
 
Como seria para você um fim de semana bem-sucedido na Austrália?
Ainda existe um questionamento sobre nossa posição na ordem de forças e sei que melhoramos, mas muitas equipes estão do nosso lado. Sei o quão otimista eu sou e como amaria dizer que teremos um grande ano, mas o que vou dizer é que pretendo ir ao Q3 e somar pontos, o que creio ser possível.
 
Qual é a sua opinião sobre o aumento na carga dos pilotos no cockít, com o Kers e a asa móvel?
Correr com o Kers e com a asa móvel juntos é complicado. Depois de treinar bastante, você se acostuma, mas cada pista será um novo desafio. Espero ter mais explicações sobre como a asa funcionará, pois originalmente seria usada apenas para a largada e em linhas retas para ultrapassar; mas parece que poderá ser usado na maioria das curvas. Com o Kers, você precisa olhar para o volante, de olho em salvar o máximo e usar nos locais corretos. Você não está olhando para a frente o tempo todo e essa é uma das coisas que estamos conversando com Charlie Whiting [diretor de prova da F1] e Jean Todt [presidente da FIA] para melhorar.
 
Artigo anterior Combinado dos testes em Barcelona vê Schumacher em primeiro
Próximo artigo Conversa rápida: James Key

Principais comentários

Últimas notícias