Di Grassi: F1 tem “medo” de usar cockpits cobertos

Ex-piloto da equipe Virgin em 2010, Lucas não acha que conceito do Halo seja o mais correto para a categoria

Di Grassi: F1 tem “medo” de usar cockpits cobertos
Head protection, closed
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H with the F1 Halo cockpit system
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Red Bull Halo concept

Disposta a instalar um protetor de cockpit obrigatório para os carros no próximo ano, a F1 conduzirá testes neste ano para introduzir um protetor no estilo Halo, mostrado pela Ferrari durante a pré-temporada.

Porém, o ex-piloto de F1 Lucas di Grassi avalia que a categoria deva seguir o Campeonato Mundial de Endurance, usando cockpits totalmente fechados.

"Para mim, a melhor solução é uma cobertura completa", disse di Grassi ao Motorsport.com. "É por isso que os carros de LMP têm uma cobertura completa.”

"Era aberto antes, mas a competição ficou mais dura e havia uma necessidade de melhorar a eficiência. É melhor para tudo, até a aerodinâmica.”

"Na minha opinião os carros de F1 já estão parecendo velhos. Eles continuam tentando novos conceitos, por exemplo, com o bico. Eles vêm com esses conceitos estranhos e você acaba com aquele Caterham que parecia um aspirador de pó.”

"É como se a solução deles fosse o meio caminho para uma cobertura completa. Eles vão tentar e depois vão ver que é uma porcaria. Eles estão com muito medo de cometer um grande erro, então vão até o meio do caminho para ver como vai ser.”

"Eu vi muito disso na F1, como com a asa aumentando de tamanho em 2009, que você podia ajustar. Era uma solução de baixa qualidade."

O brasileiro sente que a cobertura completa seria benéfica para a F1, tanto a partir da segurança, quanto do ponto de vista do desempenho.

"Para mim o importante é apontar uma direção para depois deixar os engenheiros fazerem o trabalho", disse ele.

"É melhor para a segurança e para a aerodinâmica. Sou a favor de uma modernização da F1. Eu realmente gosto do que a McLaren propôs e o que a Red Bull fez em 2010 (X1). Para mim, este é o próximo passo do esporte deve tomar."

compartilhar
comentários
Gutierrez tem novo chassi para GP do Bahrein
Artigo anterior

Gutierrez tem novo chassi para GP do Bahrein

Próximo artigo

Confira os horários do GP do Bahrein de Fórmula 1

Confira os horários do GP do Bahrein de Fórmula 1
Carregar comentários