Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

Diretor da F1 revela 'segredos' da Mercedes em sidepod surpreendente

Segundo Pat Symonds, solução é inspirada em elementos de engenharia aeroespacial e que não foi prevista na elaboração do novo regulamento

George Russell, Mercedes W13

O diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, disse que "alguns pequenos truques" no resfriamento ajudaram a Mercedes a renovar seu pacote aerodinâmico para o W13. Segundo ele, a tecnologia derivada da indústria aeroespacial fez com que a equipe produzisse um sistema de refrigeração ultraeficiente que, por sua vez, permitiu criar o arranjo de sidepod estreito revelado no primeiro dia do testes no Bahrein.

Symonds, que foi o principal arquiteto dos regulamentos de 2022, admitiu que não havia previsto uma interpretação tão dramática das regras.

Leia também:

"Esta é uma abordagem muito nova", disse ele em entrevista a Ted Kravitz, da F1 TV. "Gosto de ver novas interpretações. Devo dizer que não é algo que eu esperava ver. Ainda estou realmente impressionado com a forma como eles estão conseguindo passar o ar para esfriar o carro."

"E acho que isso fará com que seus rivais voltem ao livro de regras e vejam exatamente o que fizeram."

O britânico admitiu que, quando sua equipe de engenheiros escreveu as regras e criou um modelo em tamanho real do carro de 2022, eles anteciparam a necessidade de entradas de radiador maiores.

"Acho que foi um pouco mais radical do que pensávamos", disse ele. "À medida que desenvolvemos a aerodinâmica deste conjunto de regulamentos, analisamos muitas coisas, não apenas a produção de downforce mas também o resfriamento dos freios, o aquecimento dos pneus e queda de temperatura do motor."

"Usamos uma entrada maior do que isso [que está no W13] para obter o resfriamento. Acho que na Mercedes, eles têm alguns pequenos truques que os ajudam nesse aspecto. Por exemplo, o intercooler é um dispositivo muito, muito elegante, é um componente água/ar, que é claro que eles tem há algum tempo, mas acho que é um pouco diferente."

"E é por isso que eles podem realmente encolher este carro um pouco mais do que a maioria dos outros."

George Russell, Mercedes W13

George Russell, Mercedes W13

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Expandindo o que a Mercedes havia feito, ele acrescentou: "O intercooler sobre o qual eu estava falando, creio que venha da Reaction Engines em Oxfordshire, as pessoas estão fazendo esse tipo de motor de foguete, respirando ar, e o spin-off tem sido essa tecnologia de trocador de calor extremamente eficiente".

"E acho que isso é parte da razão pela qual eles conseguiram produzir o carro do jeito que fizeram."

Symonds enfatizou que todas as equipes aprimoraram seus pacotes para tornar os sidepods os menores possíveis.

"Acho que uma das tendências que estamos vendo, e não é específica para esses novos regulamentos, mas estamos vendo que é muito, muito difícil começar a alojar tudo nos pods laterais."

"As pessoas pensam o que há lá, são apenas os radiadores, os trocadores de calor? É claro que há muito mais, há muitos eletrônicos lá."

Deixando de lado os sidepods e o conceito de resfriamento, Symonds sugeriu que nada mais no W13 chamou sua atenção.

"Acho que o resto parece razoavelmente convencional, se é que existe algo como convencional. A abordagem da asa dianteira é muito do que esperávamos ver. Na traseira, um pouco de mudança na curvatura de novo, que muitas pessoas adotaram."

ANÁLISE: A escolha da Haas por MAGNUSSEN, o futuro de Pietro e a PISTOLADA de Nikita, que mira volta

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim: Mercedes assombra paddock com solução ousada no Bahrein e Pietro vai à pista

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ocon lidera com Alpine no Bahrein em manhã repleta de bandeiras vermelhas
Próximo artigo F1: Red Bull dá seu veredito sobre sidepods da Mercedes; confira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros