Diretor da Williams: Senna e Hamilton encaram F1 diferente
Membro da Mercedes até o ano passado, Paddy Lowe diz que pilotos têm velocidade semelhante, mas são diferentes no aspecto esportivo
Após a 65ª pole position de Lewis Hamilton no último final de semana no Canadá, empatando com Ayrton Senna nesta estatística, o ex-diretor técnico da Mercedes e atualmente diretor da Williams, Paddy Lowe, comparou o britânico e o brasileiro.
Para ele, os dois têm uma velocidade natural parecida dentro de um carro de corrida.
"Ambos estão dentro dos grandes na história do esporte", disse Lowe.
Quando perguntado se acredita que Hamilton tenha a mesma velocidade bruta de Senna, Lowe disse: "Sim. Sem dúvida”.
"São aqueles ótimos pilotos que conseguem tirar uma volta extraordinária, e acho que você viu isso com Lewis na pole de sábado. Provavelmente nas estimativas e simulações de Mercedes, esse tempo não estava no carro.”
"Eles não tinham isso nos gráficos. Mas depois você viu que Lewis foi lá e realmente cavou mais fundo.”
"Esses pilotos não podem fazer isso todos os sábados, mas, de vez em quando, eles saem lá e fazem algo realmente extraordinário que você se pergunta: ’de onde veio isso?’ Lewis é certamente um cara que faz isso e Ayrton foi certamente outro."
Personagens diferentes
Apesar de reconhecer que a velocidade é igual, Lowe considera que há grandes diferenças entre a forma como os dois encaram a F1 - especialmente nos aspectos esportivos.
"Eu acho que eles são personagens bem diferentes", acrescentou Lowe. "As pessoas criticam Lewis por várias coisas, mas na verdade acima de tudo isso ele é um verdadeiro cavalheiro e um piloto muito justo. Duro, mas justo.”
"Com Ayrton, temos uma tendência de falar outras coisas. Principalmente, porque eu estava jogando contra Ayrton, por isso tenho essa perspectiva. Principalmente, porque eu estava na Williams naqueles dias e Ayrton era o cara com quem estávamos lutando sempre.”
"Nós finalmente conseguimos em 1992, mas parecia impossível nos anos anteriores. Ele era implacável. Ele tinha táticas diversas para intimidar seus adversários. Esse era o nome do jogo naquela época.”
"Eu estava falando com Riccardo Patrese outro dia sobre isso e sem mencionar quaisquer casos específicos, mas tendo em mente que você não era punido por bloquear na classificação naquela época, você só tinha que ir ver o cara e intimidar. Assim, ele não te ferrava de novo.”
"É assim que era na época. Agora você pode confiar na polícia para dar uma multa ao cara. É um mundo muito diferente e Ayrton jogou como tinha que jogar."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.