Draft da NFL faz F1 repensar período sem corridas
Chefes da Fórmula 1 dizem que o sucesso do Draft da NFL está os levando a pensarem em maneiras de incrementar o período de férias da categoria
Com o atual calendário da F1 acontecendo de março a novembro, o esporte sempre sofreu uma grande queda de popularidade durante os meses de inverno, quando não há nada para entreter os torcedores.
A Liberty Media, nova proprietária da F1, está ansiosa para resolver este problema e considera uma série de ideias - de competições envolvendo equipes ou pilotos a eventos maiores.
Chase Carey, presidente da Fórmula 1, diz que a inspiração para a ideia veio do Draft da NFL - evento anual extremamente popular durante o período de entressafra do futebol americano, que serve como a fonte mais comum de recrutamento de jogadores.
Falando em um evento promocional do GP da Espanha, Carey disse: "Uma das ambições que temos é descobrir como fazemos desse esporte algo que envolva os fãs 12 meses por ano. Mas isso não significa que vamos correr [por tanto tempo]: nossa temporada não vai durar 12 meses”.
"Um exemplo seria a NFL, que não está jogando agora, mas só tiveram o Draft. Esse é um grande evento. Eles criaram eventos que são interessantes para os fãs, mesmo quando eles não estão na temporada".
"Então, acho que para nós, gostaríamos de determinar - como podemos criar coisas mais interessantes para os fãs, seja competição única ou eventos únicos, ou coisas que envolvam o esporte que continuem a gerar interesse e permitam que os fãs se envolvam mais".
Carey acredita que seria errado prolongar o calendário da F1 para tornar o inverno mais curto, e também acha que o esporte não deve fazer nada que desvie a atenção de seu calendário principal.
"As 21 corridas que temos sempre terão o principal, mas achamos que podemos fazer outras coisas que permitam aos torcedores se conectar com o esporte", disse.
"Temos uma temporada bastante completa - nossa temporada vai de março ao final de novembro, então é uma temporada longa, e temos que reconhecer que há muito desgaste nessa temporada”.
"Mas eu diria que achamos que seria bom encontrar maneiras de engajar os torcedores no esporte. Pode não ser uma competição na pista, pode ser outros aspectos do esporte, mas existem algumas ideias de várias formas de competição com a qual estamos engajados e conversando com várias partes"
Reportagem adicional de Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.