Em fase 'confiável', Honda celebra mais tempo para pensar em desempenho
Diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe comemorou fato de não ter problemas de quebras de motor em 2019

O primeiro ano da Honda na Red Bull teve três vitórias, duas poles e uma temporada completa sem abandonos causados por problemas no motor.
Embora a fabricante japonesa ainda precise provar que pode completar um ano livre de punições, com a Red Bull usando motores extras para trazer mais atualizações e se aproximar de Ferrari e Mercedes, seus ganhos em confiabilidade e desempenho tornaram a competição muito mais séria.
Leia também:
A colaboração começou no ano passado, quando a Honda forneceu unidades à Toro Rosso, mas um ano inteiro com a equipe principal destacou benefícios extras de sua confiabilidade aprimorada e deu mais informações sobre onde deve se dedicar mais esforços.
"Acredito que aprendemos o que é uma prioridade de classificação ou como vencer a corrida", disse o diretor técnico da Honda, Toyoharu Tanabe, ao Motorsport.com.
"Estou pedindo à Sakura do lado do Japão que se concentre em alguns pontos-chave para melhorar. Aprendemos muito.”
"Por outro lado, a confiabilidade não foi perfeita o suficiente este ano, mas nossa confiabilidade está melhorando desde o ano passado. Isso significa que podemos desenvolver itens positivos.”
"Antes, passávamos muito tempo limpando algo.”
"Agora podemos dedicar mais tempo para melhorar nosso desempenho. Depois, podemos pensar mais nos detalhes em cada área.”
As metas de desempenho da Honda são definidas por uma colaboração entre as equipes de pista e de pesquisa e desenvolvimento, além de consultas com os chefes da Red Bull e seus pilotos.
Ela manterá um conceito de motor "muito semelhante" para 2020, devido à natureza estável dos regulamentos técnicos.
O status da Red Bull como uma equipe vencedora de corridas significava que esta temporada representava a melhor chance de sucesso da Honda desde que retornou à F1 e Tanabe está encantado de como a Honda pôde aproveitar ao máximo essa oportunidade, marcando seu primeiro pódio da era turbo-híbrida e terminando uma seca de vitórias desde 2006.
"Pudemos mostrar nossa melhoria, um bom progresso positivo este ano, não apenas a Red Bull, mas também a Toro Rosso", disse Tanabe.
"Foi muito bom para todas as pessoas que trabalham neste projeto e para a Honda. Então, quero manter esse impulso para o próximo ano.”
"Precisamos pressionar mais para alcançar nosso objetivo de lutar pelo campeonato".
Relembre todos os carros da Red Bull e Toro Rosso na F1
2005 - Red Bull, David Coulthard

Foto de: Red Bull Racing
2005 - Red Bull, Christian Klien

Foto de: XPB Images
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi

Foto de: Red Bull Racing
2006 - Toro Rosso, Scott Speed

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard

Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi

Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Scott Speed

Foto de: XPB Images
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel

Foto de: Sutton Motorsport Images
2007 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: XPB Images
2007 - Red Bull, David Coulthard

Foto de: XPB Images
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, David Coulthard

Foto de: XPB Images
2008 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi

Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais

Foto de: XPB Images
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari

Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: XPB Images
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi

Foto de: XPB Images
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari

Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: XPB Images
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi

Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: XPB Images
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne

Foto de: XPB Images
2012 - Red Bull, Mark Webber

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne

Foto de: XPB Images
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,

Foto de: XPB Images
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo

Foto de: LAT Images
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.

Foto de: XPB Images
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia

Foto de: Sutton Motorsport Images
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly

Foto de: Scuderia Toro Rosso
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
2019 - Red Bull, Max Verstappen

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Artigo anterior
F1 tem trio que ‘moldou’ supremacia Schumacher no comando do esporte; entenda
Próximo artigo
Albon diz que se sentiu "de volta à estaca zero" após promoção na Red Bull

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Red Bull Racing |
Autor | Scott Mitchell |