Em TL3 'pela metade', Rosberg domina; Massa é 6º
Lider do campeonato repete soberania dos treinos de sexta-feira em sessão que teve pista úmida no início, o que limitou a presença dos carros na pista na primeira meia hora de sessão; Felipe Massa foi o 6º e Felipe Nasr o 17º
Três treinos livres em Suzuka, três vezes Nico Rosberg em primeiro lugar. Neste sábado (8), o alemão não precisou fazer muita força para terminar o terceiro treino livre com a primeira posição, já que Lewis Hamilton sequer partiu para os pneus macios na parte final da sessão, terminando apenas com o sétimo lugar.
Os primeiros 17 minutos foram prejudicados pela pista úmida - nem tanto para os compostos intermediários, nem boa o suficiente para a utilização dos pneus slick. Apenas voltas de instalação foram realizadas, com as nuvens negras permanecendo ao redor do circuito nipônico.
Fernando Alonso foi o primeiro a experimentar a pista, registrando 1min35s935. Esteban Gutiérrez tentou registrar tempo alguns instantes depois e errou duas vezes - numa delas, rodou nos esses e ficou ao contrário na pista.
Nico Rosberg, pouco antes do fim da primeira metade da sessão, registrou 1min33s230 e assumiu a primeira posição. Lewis Hamilton, instantes depois, marcou 1min33s284, ficando em segundo. Com 30 minutos de treino, apenas a dupla da Mercedes, Gutiérrez e Alonso haviam registrado tempo.
O início da segunda metade, com a pista secando um pouco mais, teve aumento na movimentação da pista. Quem chegou mais perto das Mercedes foi Kimi Räikkönen, que ficou a 0s360 do tempo de Rosberg. Os carros da Red Bull, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen, se colocaram entre Räikkönen e Sebastian Vettel, que era o sexto colocado.
Nos 15 minutos finais da sessão, os pilotos, que até então haviam utilizado apenas os compostos médios e intermediários, partiram para os pneus macios. Rosberg melhorou significativamente e registrou 1min32s092.
Quem mais se aproximou foi Ricciardo, ficando a 0s302 do tempo do líder do campeonato. Vettel foi o terceiro, seguido por Verstappen e Räikkönen, que fechou o grupo dos cinco primeiros. Massa acertou uma boa volta nos instantes finais e terminou com o sexto tempo, a 1s179 de Rosberg.
Hamilton, que não fez tentativa com os pneus macios, terminou em sétimo, a 1s192 do companheiro de equipe. Felipe Nasr foi o 17º, imediatamente à frente de Marcus Ericsson, com quem divide os boxes na Sauber.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.