Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Entrevista

Engenheiro relembra evolução de Massa e ajuda de Schumacher

Rob Smedley revisa relação com brasileiro após retirada da Fórmula 1 e exalta inteligência de Michael Schumacher

Rob Smedley, Head of Vehicle Performance, Williams, and the team say a fond goodbye to Felipe Massa, Williams, after his final race for the team and in F1
(L to R): Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance with Felipe Massa, Williams
(L to R): Felipe Massa, Williams with Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance in the FIA Press Conference
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Felipe Massa and Rob Smedley
Rob Smedley and Felipe Massa
Felipe Massa, Scuderia Ferrari with Rob Smedley, Scuderia Ferrari Race Engineer on the grid
Rob Smedley, Engenheiro da Ferrari e Felipe Massa, Ferrari no grid
Felipe Massa, Ferrari, com Rob Smedley, engenheiro de corrida da Ferrari, no grid
Felipe Massa, Ferrari, com Rob Smedley, engenheiro de corrida da Ferrari, no grid
Felipe Massa, Ferrari, com Rob Smedley, engenheiro de corrida da Ferrari e Nicolas Todt, seu manager, no grid
Felipe Massa, Ferrari, com Rob Smedley, engenheiro de corrida da Ferrari, no grid

Rob Smedley é uma das figuras que mais esteve ao lado de Felipe Massa, enquanto o brasileiro competiu na Fórmula 1. Mas muitos não sabem que o início do relacionamento profissional entre os dois não começou na Ferrari.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, ele explica quando aconteceu o primeiro contato com o piloto recém aposentado da categoria.

"Conheci Massa foi no final de 2002, quando ele veio para um teste de assento na Jordan. Falei muito sobre ele com Eddie [Jordan]: 'você precisa olhar este garoto, ele é muito rápido'. E Eddie realmente me ouviu e levou Felipe para Silverstone. Acho que isso aconteceu em novembro ou dezembro de 2002."

Mas, apesar das boas notícias de um jovem piloto brasileiro tomar conta na Europa, o entendimento era de que Massa precisaria se desenvolver. Para a sorte de Smedley, o reencontro veio logo.

"Você sabia que ele era apenas um cara legal e eu o achei ele muito bom. Mas eu diria que começamos a construir um relacionamento quando começamos a trabalhar juntos."

"Fui para Ferrari no final de 2003 e nesse período ele estava correndo pela Sauber. E eu acho que quando voltou de lá ele era um piloto muito mais completo, no nível que a Sauber precisava. Então eu era seu engenheiro e fiz alguns testes e sempre achei que ele seguiria em frente facilmente. Talvez ainda imaturo, ele precisava de um pouco de orientação."

"Do primeiro ano em que ele entrou na Sauber, em 2002, até ele virar um 'produto acabado' em 2007, a melhoria foi enorme. O talento natural sempre esteve lá. Mas, provavelmente levou uns bons quatro anos de desenvolvimento para chegar ao nível que precisava."

"Na Ferrari demos a ele um programa muito estruturado das áreas em que ele precisava trabalhar e melhorar. Definindo esses alvos e dando a abordagem estruturada, acho que ele foi capaz de melhorar. Sabe, ele poderia ter sido campeão do mundo. Ele poderia ter facilmente conquistado o campeonato mundial de 2007 e deveria ter ganhado o de 2008."

Schumacher

Mesmo ao lado do heptacampeão em apenas uma temporada, a de 2006, Felipe Massa e Michael Schumacher sempre tiveram um relacionamento produtivo, para ambas as partes. Ao relatar o assunto, Smedley exalta a inteligência do alemão em conseguir extrair o melhor de seu colega, sem diminuir o valor do piloto.

"Felipe veio de Sauber, não havia ganhado nada, não era ninguém. E você tem que provar. E uma vez que você provava isso com Michael e você está nesse círculo de confiança dele, sua abordagem e sua atitude muda, porque ele precisa de você."

"Michael era tão inteligente em como controlar as pessoas, acho esse foi um dos seus grandes pontos fortes. Ele entendeu como administrar as pessoas. Ele entendeu o que as pessoas poderiam fazer por ele. E não de um modo egoísta, porque ele era um bom jogador de equipe."

"Ele queria ganhar, ele queria ser campeão mundial e isso estava claro. E conseguiu sete títulos, e não fez isso por acidente. Ele também compreendeu que precisava de se cercar de pessoas boas. Felipe o ajudou muito naquela temporada de 2006."

"E ele sabia que ter Felipe o ajudava. Ter pessoas como eu no local para garantir que Felipe estava entregando o máximo que podia iria ajudá-lo a cumprir seus objetivos também."

Artigo anterior Ocon e Wehrlein discordam após toque em Abu Dhabi
Próximo artigo Horner apoia Hamilton e critica Mercedes: "ingênua"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros