Recomendado para você

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "É assustador ver que ele está cada vez melhor", diz Vettel sobre Verstappen
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Aston Martin anuncia que Adrian Newey assumirá papel de chefe de equipe em 2026
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC

IMSA
IMSA
Com Nasr, Porsche Penske anuncia pilotos da IMSA para 2026 após saída da WEC
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política

Fórmula 1
Fórmula 1
Do paddock da F1 ao parlamento? Claire Williams considera carreira na política
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Novo assoalho da Red Bull divide opiniões e Verstappen opta por não usá-lo
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
No Brasil, filha de Dale Earnhardt comenta internacionalização da NASCAR e chances da JR Motorsports competir na Cup
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Mick Schumacher revela conversas com a Cadillac "praticamente até o fim", mas não fecha portas para F1
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Se 'desastre' não é a palavra certa para definir a temporada 2025 da Ferrari, qual é?

'Zerinhos' são pesadelo para engenheiros da F1; entenda o motivo

Entenda por que os 'donuts' causam preocupações para as equipes da categoria

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1, 3rd position, performs celebratory donuts after the race

Uma das tradições das decisões de temporadas da Fórmula 1 são os 'zerinhos' dados pelos pilotos da categoria após a corrida que define o campeonato, como forma de comemoração por um título, pela despedida de um competidor ou por alguma outra celebração. Entretanto, o que poucos sabem é que a manobra comumente praticada pelos nomes da elite do esporte a motor mundial nas provas derradeiras pode ser um pesadelo para os engenheiros da F1.

Em 2020, não foi diferente: no GP de Abu Dhabi, que encerrou a atribulada temporada deste ano, os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas, deram 'zerinhos' em para celebrar mais uma taça do time alemão, além da conquista do sétimo título do britânico.

O editor recomenda:

Tais manobras são muito celebradas pelos fãs, que ficam impressionados com a destreza dos pilotos e com a 'fumaceira' dos pneus, mas a preocupação dos engenheiros é em relação ao motor e à caixa de câmbio dos carros.

Não à toa, é comum ver um integrante de equipe levar as mãos à cabeça quando um piloto dá um 'zerinho', também chamado de 'donut'. No caso da Mercedes, pelo menos, a manobra fora acordada entre diferentes membros da escuderia na categoria máxima do automobilismo.

De todo modo, o estrategista-chefe do time germânico, James Vowles, admitiu que "não é legal" ver a cena. O engenheiro britânico deu detalhes da preocupação causada e citou motivos para evitar a prática.

"Se você acelerar em círculos, está levando o motor para perto do limite. Na transmissão do carro, tudo gira em torno de como você libera a potência. Se você fizer isso gradualmente, tudo bem...", ponderou Vowles.

O dirigente também falou sobre os 'donuts' do GP de Abu Dhabi de 2020. "Você não teve danos permanentes na transmissão, mas também não é uma coisa boa para essa peça", seguiu o importante membro da Mercedes.

“Nosso carro não foi construído para que os pneus traseiros girem 30 segundos ou um minuto nessas circunstâncias”, explicou Vowles, que também lembrou que os carros seriam utilizados no teste de pós-temporada com jovens pilotos na terça-feira seguinte.

Assim, para verificar se os sistemas estavam como desejado, sem danos decorrentes das comemorações após a última bandeira quadriculada do ano, a equipe reconstruiu as máquinas após o final de semana de corrida. O objetivo foi presentear seus testadores com a oportunidade de experimentar o todo o potencial do modelo W11 durante o dia de testes da pós-temporada.

'CAUSOS' de RICCIARDO com Marko e cia na palavra de Cesar Ramos, destaque da Ipiranga na Stock 2020

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

PODCAST: Quem brilhou e o que de melhor aconteceu na temporada 2020 da F1?

 

.

Artigo anterior F1: Vettel omite Binotto de lista de 'notáveis' em período na Ferrari; veja os nomes
Próximo artigo F1: Hamilton faz uma análise da temporada 2020 de Bottas; confira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros