Recomendado para você

MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos

WRC
WRC
Central Europe Rally
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais

IMSA
IMSA
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
MotoGP: Bagnaia critica lançamento de documentário sobre briga entre Márquez e Rossi
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Di Grassi é 18º e Drugovich 19º no segundo dia de testes em Valência; Müller vence corrida simulada
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt

Indy Lights
Indy Lights
Nick Monteiro conclui dia de teste coletivo da Indy NXT em Indianápolis com a A.J. Foyt
Últimas notícias

Equipes de F1 pensam em rever regras de bandeira azul

Motorsport.com revela que times se reuniram nas últimas provas com a finalidade de discutir tema polêmico

Roberto Merhi, Manor F1 Team
Felipe Nasr, Sauber C34 e Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team

A FIA realizou várias reuniões com representantes das equipes de F1 nas últimas semanas para tentar enquadrar uma série de ajustes e novas regras para melhorar o espetáculo da categoria de 2016 em diante.

A volta do reabastecimento foi rejeitada, com isso se pensa em outras áreas das regras que podem deixar as provas mais emocionantes, como dar às equipes liberdade de escolher os compostos de pneus para cada corrida.

Uma ideia de regra que também foi discutida no Canadá e na Áustria foi uma revisão nos regulamentos de bandeira azul, com a finalidade de dar aos retardatários mais tempo para deixar que os líderes passem.

A teoria é a seguinte: se os retardatários não forem forçados a sair imediatamente da frente dos líderes, o trabalho dos primeiros colocados pode ser dificultado, o que potencialmente tornaria as coisas mais emocionantes.

Regras rígidas

A FIA age duro com retardatários há vários anos, com regras explícitas sobre a rapidez com a qual um carro deve sair do caminho dos líderes.

Artigo 20.6 do Regulamento Desportivo da F1 afirma: "Assim que um carro chega em outro para a dar uma volta durante a corrida, o piloto da frente deve permitir que o piloto mais rápido passe na primeira oportunidade disponível.”

"Se o piloto na frente não permitir que o piloto mais rápido passe, serão agitadas bandeiras azuis para indicar que ele deve permitir a ultrapassagem do piloto de trás."

Pilotos que levam muito tempo para dar passagem são punidos com tempo acrescido em suas corridas.

Projeto rejeitado

Uma fonte da FIA confirmou que a ideia de aliviar as regras de bandeira azul voltou a ser discutida, mas encontrou resistência de certos setores.

Em particular, foi sugerido por algumas equipes que, se uma alteração foi introduzida - tais como retardatários terem uma volta completa ou mesmo mais tempo para dar passagem – poderiam ocorrer acidentes na ponta do pelotão.

Sem consenso para a mudança, o assunto não avançou. Isso significa que é improvável que isso faça parte de qualquer mudança iminente.

Um porta-voz da FIA disse: "Tem sido discutido, mas nada foi decidido. Por isso, não há mudanças que serão implementadas no curto prazo."

Artigo anterior Massa é o piloto brasileiro com mais pontos na história da F1
Próximo artigo Maldonado: incidente com Verstappen foi assustador

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros