Equipes poderão ter até três tipos de pneus por prova em 2016
Fornecedora oficial da F1 não dará liberdade total aos times. Regras ainda precisam ser finalizadas
A Pirelli está ansiosa em entregar às equipes maior variedade de opções e um novo conceito de escolha, o sistema "curinga", em que os times poderão escolher seus compostos a cada etapa. O assunto apareceu pela primeira vez em Silverstone.
Desde então, aconteceram várias discussões entre escuderias e FIA, na tentativa de finalizar as novas regras que serão incorporadas no artigo 24 do regulamento esportivo da competição.
Foram realizados progressos na reunião no início do fim de semana do GP do México.
Três escolhas
Ao invés de dar às equipes a total liberdade, a Pirelli planeja escolher três tipos de compostos para cada GP e as equipes escolhem os tipos de borracha de acordo com a estratégia adotada.
As equipes também poderão escolher compostos diferentes para cada piloto.
"A ideia é que nós definimos três tipos de pneus e depois os times poderão escolher dentro desses tipos, os 13 sets", disse Mario Isola, gerente de competições da Pirelli.
"Eles podem escolher até três diferentes compostos se quiserem, mas terão que usar mais do que um tipo na corrida."
Tempo de espera
Uma complicação constatada foi o tempo em que as equipes terão que efetuar suas escolhas. Segundo o que o MOTORSPORT.COM apurou, o tempo de preparação dos compostos variam em 8 semanas para as etapas europeias e 14 para as que estão fora do velho continente.
Teoricamente, isso quer dizer que as equipes terão que escolher os pneus da abertura do campeonato antes de testar seus carros novos pela primeira vez.
Quando perguntado sobre esta complicação, Isola minimizou.
"Não vejo problema, sendo que será igual para todos. Não podemos produzir os pneus quando chegarmos às pistas, isso leva tempo."
"Podemos entrar num acordo com eles sobre os prazos de entrega para cada corrida. Acredito que isso seja benéfico para o show, já que traz alguma variabilidade. É um bom passo, na minha opinião."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.