Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Obituário

Ex-chefe de time na F1, Guy Ligier morre aos 85 anos de idade

Francês chegou a participar de 12 corridas na maior categoria do esporte a motor, mas conquistou fama com sua equipe

Guy Ligier
Jacques Laffite, Ligier JS5-Matra com Guy Ligier, dono, e Gérard Ducarouge, projetista e engenheiro
Jacques Nicolet e Guy Ligier
Didier Pironi, Ligier JS11 Ford
Jacques Laffite Ligier e capacete
Traseira do Ligier de De Cesaris
Ligier pit area

Ex-chefe da equipe Ligier na Fórmula 1, Guy Ligier morreu neste domingo (23) aos 85 anos de idade. O francês inicialmente fez seu nome como jogador de rugby, atingindo nível internacional antes de mudar seu foco para o automobilismo.

Por pouco tempo ele chegou a correr de moto. Depois, Guy competiu em corridas de carros esportivos da Porsche antes de entrar em algumas corridas de F1 em um Cooper Maserati nos anos de 1966 e 1967, e, depois, em um Brabham-Repco em 1967.

Seu melhor resultado foi o 8º lugar no GP da Alemanha de 1967. No entanto, ele acabou somando um ponto no campeonato mundial (apenas o top-6 pontuava), já que dois carros à sua frente eram de pilotos da F2 que não poderiam marcar pontos na F1.

Dono de equipe

Ligier se tornou dono de equipe após a morte do amigo Jo Schlesser em 1968, e seu primeiro carro foi o esportivo Ligier JS1, nomeado em homenagem a Schlesser.

Ele participou de corridas de carros esportivos por alguns anos. Ele comprou ações da Matra em 1974 e se mudou para a F1 em 1976. Sua equipe venceu seu primeiro GP na Suécia em 1977, com Jacques Laffitte.

A equipe ganhou nove corridas de F1, mas acabou perdendo a competitividade após o início da década de 80. Em 1992 o time foi vendido para Cyril de Rouvre.

Isso deu ar novo à equipe. Principalmente após a vitória de Olivier Panis em 1996 no GP de Mônaco. Mas foi o canto do cisne, já que Alain Prost comprou e rebatizou o time no ano de 1997. A Prost continuou até fechar as portas no final da temporada de 2001.

Depois disso, Ligier se tornou um bem-sucedido comerciante de fertilizantes, além de construir um negócio de carros.

Eric Boullier presta homenagem

Atual diretor da McLaren, Eric Boullier prestou sua homenagem ao compatriota. "Foi com grande tristeza que ouvi a notícia de que Guy Ligier havia falecido.”

"Como criança que cresceu em Le Mans, sempre fui inspirado e me encantei por sua icônica Ligier azul e branca da Fórmula 1. Eram carros emblemáticos e belos, impulsionado com brio e coragem por grande pilotos franceses como Jacques Laffite, Patrick Depailler e Didier Pironi.”

"O próprio Guy era um personagem duro e comprometido, mas também era um grande competidor. Em nome de todos na McLaren, gostaria de oferecer minhas sinceras condolências à família e aos amigos deste grande francês."

Artigo anterior Rosberg cobra solução para pneus antes de Monza: “precisa ser resolvido”
Próximo artigo Pirelli rebate Vettel e Ferrari após reclamações por estouro em Spa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros