Ex-diretor esportivo da FIA, Nielsen retorna à F1 como consultor

Presente no paddock desde os anos 1980, Nielsen é um dos nomes mais respeitados do esporte

Steve Nielsen, Sporting Director, Formula 1

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O ex-diretor esportivo da FIA Steve Nielsen retornou à Fórmula 1, agora com um papel de consultor após sua saída da Federação no fim do ano passado. Ele já está presente no paddock do Bahrein mesmo sem ter uma denominação oficial ainda.

Ex-policial, Nielsen sempre foi um profissional muito respeitado no paddock, estando presente no mundo da F1 desde os anos 80. Tendo começado como motorista para a empresa de catering MSL, ele passou por várias equipes do grid, como Lotus, Tyrell, Benetton/Renault, Honda, Arrows, Caterham, Toro Rosso e Williams.

Leia também:

Ele deixou a Williams em agosto de 2017 para assumir o cargo de diretor esportivo da F1, tendo sido uma das primeiras contratações de Ross Brawn e da Liberty Media. Sua participação foi extensa, estando envolvido no desenvolvimento do regulamento desportivo além de uma função operacional nos finais de semana de GP.

Nielsen ainda trabalhou em proximidade com os circuitos ao redor do mundo, tendo exercido um papel-chave no retorno da F1 em 2020 em meio à pandemia da Covid-19.

Steve Nielsen, F1

Steve Nielsen, F1

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Ele ajudou a preencher o calendário daquele ano com novas pistas ou o retorno de outras clássicas, como Ímola, Nurburgring, Mugello, Catar e Turquia. Com a bênção da F1, ele trocou a categoria pela FIA no começo de 2023 para ocupar o mesmo cargo na Federação.

Na época, a FIA destacou que ele "seria responsável por supervisionar todas as questões desportivas, incluindo o desenvolvimento da direção de prova e do centro de operações remotas, além de novas atualizações ao regulamento desportivo".

Nielsen passou a temporada trabalhando em conjunto com o diretor esportivo Niels Wittich na direção de prova como parte de um esforço para melhorar suas operações. Porém, no final do ano, ele decidiu não continuar com a FIA, optando por abrir seu próprio negócio de consultoria.

Com isso, ele retorna à F1 para assumir funções similares às que fazia anteriormente, mas não de forma integral. Segundo apurado, ele também vai trabalhar com outros clientes, como os circuitos.

Watch: Motorsport.com debate primeiro dia de testes no Bahrein

Motorsport Business #10 – DENER PIRES conta segredo do sucesso da PORSCHE CUP em relato EMOCIONANTE

Podcast: fatores externos podem ofuscar pré-temporada da F1' 24?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Projeto da Audi vive nova onda de incerteza com mudança de diretor
Próximo artigo F1: Horner espera que investigação da Red Bull "avance o mais rápido possível"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil