Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

Cadillac apresenta primeiro carro da F1 em intervalo do Super Bowl

Fórmula 1
Fórmula 1
Cadillac apresenta primeiro carro da F1 em intervalo do Super Bowl

Morre Francine Rossi após acidente grave no Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Geral
Geral
Morre Francine Rossi após acidente grave no Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Alexander Jacoby é campeão da Asian Le Mans Series na classe LMP3

Endurance
Endurance
Alexander Jacoby é campeão da Asian Le Mans Series na classe LMP3

F1: Red Bull pode mudar rumo do caso de motores? Nova proposta pode ser apresentada antes da Austrália

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull pode mudar rumo do caso de motores? Nova proposta pode ser apresentada antes da Austrália

MotoGP: Quartararo opera dedo fraturado e é esperado nos treinos na Tailândia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Quartararo opera dedo fraturado e é esperado nos treinos na Tailândia

F1 - McLaren: Dúvidas sobre confiabilidade foram sanadas em Barcelona

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - McLaren: Dúvidas sobre confiabilidade foram sanadas em Barcelona

Top 10 escapa de Pedro Lima na reta final na F4 Winter Series em Portimão

Geral
Geral
Top 10 escapa de Pedro Lima na reta final na F4 Winter Series em Portimão

MotoGP: Moreira revela o que aprendeu com Marc Márquez

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Moreira revela o que aprendeu com Marc Márquez

MotoGP: Pedrosa herda pódio após punição de Quartararo na sprint

Fabio Quartararo perdeu o terceiro lugar no GP da Espanha de MotoGP devido a uma penalidade de pressão dos pneus, promovendo Dani Pedrosa ao pódio

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, da Yamaha, largou em 23º lugar na corrida sprint do GP da Espanha da MotoGP. No fim da sprint em Jerez, Quartararo era terceiro. Porém, uma punição o tirou do pódio. Com isso, Dani Pedrosa herdou a terceira posição. O primeiro pódio dele desde 2017.

Quartararo chegou a participar do cerimonial após a sprint. No entanto, mais tarde descobriu-se que o piloto quebrou a regra de pressão mínima dos pneus e recebeu uma penalidade de oito segundos.

Leia também:

Isto deixa Quartararo em quinto e promove Pedrosa ao pódio, marcando o seu primeiro pódio desde que venceu o GP de Valência em 2017, quando corria regularmente na categoria.

Antes da atual temporada, a penalidade por rodar abaixo da pressão mínima dos pneus de 1,8 bar por mais de 30% de uma corrida sprint e 60% de uma corrida de GP era considerada desqualificação. No entanto, isso foi ajustado no início deste ano para que a penalidade fosse de oito segundos para um sprint e 16s no GP.

Quartararo tornou-se no primeiro piloto esta temporada a ser penalizado por quebrar a regra de pressão mínima dos pneus.

O piloto da Trackhouse Racing Aprilia, Raul Fernandez, também foi penalizado oito segundos por quebrar a regra de pressão mínima dos pneus, o que levou Marc Márquez ao sexto lugar após sua corrida caótica. Alex Rins e Jack Miller também receberam penalidades de oito segundos cada.

Dani Pedrosa

Dani Pedrosa

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Embora não tenha sido confirmado se a pressão dos pneus dianteiros ou traseiros estava fora do limite mínimo, todas as penalidades pela infração no ano passado foram reduzidas às pressões dianteiras.

Se fosse na frente, devido à posição inicial do campeão mundial de 2021, é provável que sua equipe da Yamaha tenha definido a pressão dos pneus para o sprint de 12 voltas, antecipando-se a ele circular no pelotão durante todo o período e, assim, experimentar um rápido aumento na pressão que teria garantido que ele evitasse uma penalidade.

Falando sobre o sprint do GP da Espanha de 2024, Pedrosa disse: "Eu estava mais ou menos em 13º e já estava atrás do Fabio."

"Então eu queria ultrapassá-lo imediatamente nas duas primeiras voltas, mas vi uma queda, depois na volta seguinte outra queda, e na outra volta outra queda. Então eu disse: ‘Tudo bem, talvez não force demais, porque talvez os pneus não estejam prontos e a pista seja complicada’. Então, vou passo a passo. Então fico atrás do Fabio na corrida, mas a cada duas ou três voltas, dois caras estão fora."

"Eu não sabia mais minha posição porque quando estava passando em linha reta eu estava tentando ultrapassar o Fabio e sempre passo por esse lado e não vejo muito bem. Então, na última volta não sabíamos que estávamos em P3, P4. Pensei que estávamos em P6, P7.", finalizou.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Confira a edição #7 do Pódio Cast, com a prévia do GP da Espanha: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: Em sprint marcada por quedas e revezamento na liderança, Martin leva a melhor
Próximo artigo MotoGP: Bagnaia vence corrida eletrizante em Jerez, que teve queda do líder e batalha acirrada pela vitória

Principais comentários

Últimas notícias