Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

EXCLUSIVO: Cristiano da Matta e o rumor sobre a chefia da Audi na F1

Brasileiro foi apontado como possível comandante da marca alemã na categoria

Em meio às movimentações da Audi antes da entrada da montadora na Fórmula 1, o brasileiro Cristiano da Matta foi apontado pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport como possível chefe de equipe da marca alemã na F1.

O editor recomenda:

O Motorsport.com, então, entrou em contato com o mineiro para apurar mais sobre a história. E, segundo o próprio ex-piloto da F1, a informação também chegou até ele através da imprensa especializada.

Da Matta, portanto, ficou surpreso com o rumor segundo o qual ele pode ser chefe da Audi na F1, mas se mostrou honrado por ser associado à marca alemã. Ele ressaltou ainda que, apesar de todos os anos no esporte a motor, não tem experiência no exercício do cargo em questão.

De todo modo, caso assuma o comando da montadora germânica na F1, da Matta seria o segundo chefe de equipe mais novo da categoria: hoje, Cristiano tem 48 anos, sendo 58 dias mais velho que Christian Horner, comandante da Red Bull e Team Principal mais jovem da elite do automobilismo.

Audi na F1

Audi logo

Audi logo

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

A marca alemã já confirmou que estará na categoria a partir de 2026, mas como se dará a sua entrada na competição? Ao que tudo indica, a montadora vai comprar 75% da Sauber, que vai encerrar sua parceria com a Alfa Romeo no final de 2023.

Tendo tudo isso em vista, os preparativos para a entrada da Audi na F1 já estão em andamento, com o pontapé inicial das operações sendo dado há cerca de seis meses. O departamento de F1 em Neuburg, cidade da Alemanha que é a sede do braço esportivo da Audi, já conta com 120 pessoas.

O projeto, segundo apurou a reportagem, é liderado por Adam Baker, ex-funcionário de Cosworth, BMW e também da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Mas, claro, é preciso de um chefe de equipe...

O currículo de da Matta

Cristiano da Matta, Toyota

Cristiano da Matta, Toyota

Photo by: Motorsport Images

Experiência no esporte a motor é o que não falta para o mineiro, que pilotou pela Toyota na F1 em 2003 e 2004. Antes disso, o brasileiro já havia corrido quatro temporadas na Indy, para a qual voltou em 2005 e na qual ficou até 2006, ano em que da Matta sofreu seu famoso acidente com um veado.

Após o incidente em teste da Indy em Road America, o piloto mineiro ensaiou seu retorno às pistas pela IMSA, além de ter disputado na íntegra a temporada 2010 da Fórmula Truck, que viraria Copa Truck a partir de 2018. Além disso, ele correu na American Le Mans Series.

Nos Estados Unidos, da Matta foi campeão da Indy em 2002 pela Newman/Haas e também venceu o título da Indy Lights em 1998. No automobilismo brasileiro de base, o destaque de sua carreira é a conquista da F3 em 1994. 

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Chefe da Aston Martin tem dúvidas se Alonso "subestima" Stroll
Próximo artigo F1: AlphaTauri confirma renovação de Tsunoda para 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros