F1 abandona projeto de reduzir tamanho dos pneus em 2026

Categoria deve manter o tamanho do pneu de 18 polegadas quando os novos regulamentos técnicos entrarem em vigor em 2026, depois que uma possível mudança para 16 polegadas foi rejeitada

Pirelli tyres in the paddock

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Fórmula 1 optou por deixar de lado o projeto de mudar a regra que determina o tamanho dos aros dos carros. Essa mudança visava reduzir o peso total dos carros em 2026, quando será feita a implementação de um novo regulamento. No entanto, a Pirelli, atual fabricante de pneus na F1, se opôs à mudança, tanto por razões de praticidade quanto pelo possível impacto no marketing.

A F1 mudou de 13 para 18 polegadas em 2022, refletindo a tendência da indústria automobilística em geral, e uma redução é vista como um retrocesso em termos de imagem do esporte e de transferência de tecnologia.

Leia também:

Um novo tamanho também exigiria grandes mudanças no processo de produção da Pirelli, que teriam de ser realizadas a tempo de lançar um programa de testes completo com carros de F1 em 2025. Isso criaria um desafio adicional para as equipes, além de todos os outros que elas naturalmente terão que lidar nessa implantação de uma nova era na F1. 

Os regulamentos de 2026 foram discutidos pelas equipes e pela FIA em uma recente reunião do comitê técnico consultivo. Embora o resultado não tenha sido anunciado oficialmente, foi acordado manter os aros de 18 polegadas, mas com um tamanho e formato de pneu ligeiramente diferentes.

"Estamos próximos da versão final dos tamanhos", disse o chefe da Pirelli F1, Mario Isola, ao Motorsport.com.

"Obviamente, quando se projeta a roda, é preciso considerar todo o pacote, freios, roda, suspensão, pneu, portanto, acredito que estamos próximos dos tamanhos finais.", revelou.

Pirelli tyre and wheel detail on a McLaren MCL38

Detalhe do pneu e da roda da Pirelli em um McLaren MCL38

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

"Temos que mudar porque o novo carro é diferente e, de qualquer forma, temos que projetar um pneu menor. A discussão é entre os pneus de 16 e 18 polegadas. E nossa preferência é ficar com os pneus de 18 polegadas. E acredito que há razões válidas para continuar com pneus de 18 polegadas, com pneus menores, mas ainda com o mesmo aro.", explicou o chefe da Pirelli F1.

"É isso que estamos discutindo, apenas um diâmetro um pouco menor, um perfil um pouco mais baixo e um pneu um pouco mais estreito."

Isola minimizou a provável redução de peso com a mudança para 16 polegadas.

"Há um elemento que é o peso", disse ele. "E é claro que isso afeta todo o pacote e também as rodas. A diferença entre 16 e 18 e uma 18 estreita não é enorme. Portanto, o elemento peso está presente."

"Mas não é o único elemento. Há um elemento de desempenho. Porque, obviamente, se você usar pneus de 16 polegadas, muito menores, o risco de superaquecimento é muito maior. Um diâmetro menor significa que você dispersa o calor de uma maneira diferente."

"Portanto, há muitos elementos que, se quisermos projetar um pneu que esteja de acordo com as expectativas dos pilotos, podem ser usados. Em termos de desempenho, o pneu de 18 polegadas é melhor do que o de 16.", encerrou Isola.

O dia em que HORNER E MARKO CONVOCARAM RICO PENTEADO para conversa que mostrou a relação dos CHEFÕES

Confira o episódio de estreia do Pódio Cast, o novo podcast sobre motociclismo!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ralf Schumacher afirma que Verstappen é melhor do que Hamilton
Próximo artigo F1: Steiner admite que ficou "muito tempo" na Haas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil