F1: Ainda na briga, Ferrari confirma atualizações de assoalho em treinos no Japão
Equipe italiana exibiu piso atualizado, seguindo tendência de outros times nas corridas mais recentes
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Ferrari, ao longo das últimas corridas, avaliou o uso dos seus assoalhos introduzidos no GP da França de Fórmula 1, e vem ajustando desde então.
Dado que o piso foi planejado para ser utilizado de forma um pouco diferente, do ponto de vista de configuração, antes da introdução da diretiva técnica no GP da Bélgica, a Ferrari teve que entender se ainda oferecia mais desempenho do que sua configuração anterior nas novas condições de operação.
O assoalho foi atualizado para o GP do Japão, mas continua no mesmo caminho de desenvolvimento.
Foram feitas alterações nas faixas do piso, no desenho da parte inferior e, sem dúvida, na flexibilidade de alguns pontos devido ao reposicionamento do suporte metálico do piso.
Tendo sido ‘esticada’ até a área externa do assoalho, o suporte de metal foi encurtado e é montado na seção em rampa do piso.
Isso obviamente dará mais autonomia à área à frente do pneu traseiro e permitirá que a equipe use essa flexibilidade para aumentar o desempenho aerodinâmico.
Enquanto isso, na parte da frente do piso, a equipe também fez alterações, com um recorte maior empregado (linha verde pontilhada, inserção de especificação antiga para comparação).
Parece também que o comprimento do babador, o divisor e a asa do babador, juntamente com sua orientação, foram alterados como parte da atualização.
Ferrari F1-75 floor fence comparison
Photo by: Uncredited
Essas mudanças obviamente terão um impacto nas estruturas de fluxo locais e diminuirão qualquer problema de sensibilidade que surgiram desde o GP da Bélgica.
Mas, mais importante, muda a forma como o fluxo de ar é configurado.
É aqui que não podemos mostrar as alterações, pois elas residem sob o piso e estão fora de nossa visão.
Mas se a Ferrari estiver seguindo a trajetória de desenvolvimento que vimos em outros times em corridas recentes, é provável que a atualização procure melhorar o desempenho da solução de ‘patins de gelo’.
Outras equipes têm adicionado ondulações ao piso subterrâneo, próximo aos ‘patins de gelo’, a fim de aprimorar ainda mais suas capacidades aerodinâmicas e encontrar desempenho adicional dos túneis subterrâneos e do difusor.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.