Últimas notícias

F1: Alonso entra para seleto grupo com 100 pódios na carreira; confira

Raikkonen, Prost, Vettel, Schumacher e Hamilton são os outros cinco a alcançar marca

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, provisionally 3rd position, on the podium

Fernando Alonso alcançou uma marca de muita expressão no GP da Arábia Saudita: o espanhol conquistou seu 100º pódio na Fórmula 1 - o segundo consecutivo nesta temporada. Além dele, apenas outros cinco pilotos conseguiram esse feito na história da categoria. 

Leia também:

A primeira vez que o bicampeão mundial ostentou uma presença no lugar mais desejado da categoria foi há 20 anos, no GP da Malásia de 2003. Na ocasião, Alonso chegava a sua terceira temporada na F1 e pilotava pela Renault. O espanhol conquistou o terceiro lugar na prova, na qual ele largou na pole e teve Kimi Raikkonen como vencedor e Rubinho Barrichello em segundo.

Fernando Alonso and Flavio Briatore celebrate

Fernando Alonso and Flavio Briatore celebrate

Photo by: Renault F1

Além do atual piloto da Aston Martin, apenas outro cinco nomes aparecem no seleto grupo com 100 ou mais pódios na carreira. São eles: Kimi Raikkonen, Alain Prost, Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

O finlandês Raikkonen conquistou seu centésimo pódio em Monza, 2008, quando chegou em segundo lugar na corrida. Prost, alcançou a marca no GP da França de 1993 sendo o grande vencedor do domingo. Já o alemão Sebastian Vettel chegou ao pódio 100 em 2018, na sua vitória na Austrália. Schumacher entrou para o grupo com o triunfo no Brasil em 2002 e por fim, Lewis Hamilton conquistou o 100º pódio em Suzuka na temporada 2016.

Entre os citados, apenas Hamilton e Alonso fazem parte do grid atual, uma vez que Vettel anunciou sua aposentadoria e deixou a categoria no fim do ano passado. E é o heptacampeão mundial com a Mercedes o dono do maior número de presenças no pódio, com 191 aparições. Entre os brasileiros, Ayrton Senna é quem mais vezes esteve entre os três primeiros colocados: 80 vezes.

PILOTO PÓDIOS VITÓRIAS % de pódios que são vitórias
Lewis Hamilton 191 103 54%
Michael Schumacher 155 91 59%
Sebastian Vettel 122 53 43%
Alain Prost 106 51 48%
Kimi Raikkonen 103 21 20%
Fernando Alonso 100 32 32%
Ayrton Senna 80 41 51%

O primeiro pódio do brasileiro aconteceu no GP de Mônaco, em 1984 com Senna terminando a corrida em segundo lugar. Já o último, em 1993, foi a vitória em Adelaide.

Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior FIA lança edital de fornecimento de pneus da F1 para 2025 e além
Próximo artigo Ferrari é vítima de ataque hacker e clientes têm dados roubados
Assinar