FIA lança edital de fornecimento de pneus da F1 para 2025 e além

Expectativa é de que Pirelli mantenha o fornecimento, mas lançamento de edital é parte do processo formal

Pirelli technicians work on some tyres

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo lançou oficialmente nesta semana o edital para potenciais fornecedores de pneus da Fórmula 1, em um acordo que seria válido a partir da temporada 2025, podendo durar quatro temporadas.

A Pirelli é a única fornecedora de pneus desde 2011. Esse período veio após uma fase com a Bridgestone e uma guerra de pneus com a Michelin ao longo dos anos 2000.

Leia também:

Enquanto a expectativa é de que a montadora italiana se inscreva e consiga a manutenção da exclusividade, a abertura do edital faz parte do processo. Quem vencer ganha também o direito de fornecer os pneus das Fórmulas 2 e 3.

O acordo desse edital será válido a partir da temporada 2025, durando pelo menos três temporadas, com a opção de renovação para 2028.

O design e o comportamento do pneu deve se manter o mesmo em relação ao modelo atual de 23 polegadas, introduzido no ano passado. Assim como as características básicas, o tamanho não mudará, para que o esporte seja relevante para a produção de carros de rua.

"Esses objetivos foram acordados em consulta com os detentores dos direitos comerciais e as equipes, sendo projetados para garantir uma gama grande de opções, minimizando superaquecimento e tendo baixa degradação", diz a FIA.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, locks-up his brakes and smokes his tyres

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, locks-up his brakes and smokes his tyres

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

Porém, o edital traz um foco maior em sustentabilidade, casando com o objetivo da F1 em neutralizar suas emissões de carbono até 2030.

"A fornecedora também deverá fornecer uma análise do impacto ambiental dos pneus usados na F1, e o projeto vencedor deverá demonstrar práticas e inovações ao considerar o ciclo de vida dos pneus".

Vale notar também que os novos pneus serão equipados com identificação eletrônica para melhorar a eficiência dos procedimentos de escrutínio. Os detalhes técnicos referentes às Fórmulas 2 e 3 serão divulgados na próxima quinzena.

Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Netflix anuncia Gabriel Leone como Senna em minissérie sobre a vida do tricampeão
Próximo artigo F1: Alonso entra para seleto grupo com 100 pódios na carreira; confira

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil