F1: Alpine permitirá batalhas entre Alonso e Ocon, desde que não prejudiquem equipe

Segundo chefe da escuderia francesa, pilotos não devem perder tempo para adversários que venham atrás caso lutem na pista

Fernando Alonso, Alpine A522, battles with Esteban Ocon, Alpine A522

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O chefe da Alpine na Fórmula 1, Otmar Szafnauer, permitirá que Fernando Alonso e Esteban Ocon batalhem entre si, desde que não percam tempo em pista fazendo isso. A dupla já 'trocou' posições várias vezes durante uma disputa tensa nos estágios iniciais do GP da Arábia Saudita.

Szafnauer, que a certa altura foi 'flagrado' pela transmissão com a cabeça entre as mãos no pit wall, admitiu que sua principal preocupação era que os carros estivessem perdendo terreno para os que vinham atrás.

Leia também:

Valtteri Bottas e Kevin Magnussen foram capazes de se juntar à batalha e, à medida que o primeiro se aproximava, Ocon foi instruído a "manter a posição" em um esforço para permitir que as duas Alpines ficassem longe da Alfa Romeo do finlandês. No entanto, isso não adiantou e Bottas passou à frente.

Apesar disso, Esteban recuperou a posição quando Valtteri teve que parar com um problema de temperatura do motor. Ele terminou em sexto lugar, defendendo o posto contra Lando Norris na última volta, enquanto Alonso abandonou com uma perda de direção.

"É uma pista de alta velocidade, com paredes próximas", disse Szafnauer sobre a batalha interna. "Mas veja, eles fizeram exatamente o que falamos antes da corrida. E foi bom para todos. Acontece que se o Fernando não tivesse parado, teríamos ficado em sexto e sétimo."

"Nós demos aos fãs um pouco de show. E acho que é disso que se trata. Você tem que deixá-los correr."

Fernando Alonso, Alpine A522, battles with Esteban Ocon, Alpine A522

Fernando Alonso, Alpine A522, battles with Esteban Ocon, Alpine A522

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

"Foi limpo, é o que os fãs querem ver. Dissemos a eles no início que permitiríamos que eles competissem. A única razão pela qual fiz isso [levar as mãos à cabeça] foi porque estávamos perdendo um pouco mais tempo do que eu esperava."

"[A disputa] também ocorreu um pouco pelos aspectos da pista [de Jeddah], e porque os carros podem seguir uns aos outros mais facilmente agora, que é o objetivo dos novos regulamentos."

"Se você pode seguir com mais facilidade, pode começar a ultrapassar um ao outro, uma volta após a outra. Temos que ver como será em Melbourne e depois ajustar."

Szafnauer confirmou que a equipe agora terá que levar em consideração qualquer possível perda de tempo para os que estão atrás ao permitir que seus pilotos lutem.

"A única coisa que temos a fazer agora é avaliar o que o DRS faz com esses carros, porque você pode acompanhar muito mais de perto", disse ele.

Sobre a forma como Bottas entrou na luta, ele acrescentou: "É exatamente isso que temos que olhar".

"Por que dizemos a eles para não começarem a ultrapassar um ao outro? Pois isso custa tempo. Então essa é exatamente a troca que deve ser considerada."

Szafnauer conviveu com várias colisões controversas com companheiros de equipe na Force India e na Racing Point, e admitiu que pode haver outras situações em que os pilotos são solicitados a manter a posição para maximizar os pontos da equipe.

"Em todo o meu tempo na F1, quando eu estava em condições de dizer aos pilotos o que fazer, se no final da corrida faltavam 10 voltas ou 15 voltas para o final, não havia por que trocar posições, já que não daria para pegar o cara à frente. E se ninguém atrás pode alcançar os dois, é manter a posição."

"Isso é muito difícil de fazer no início da corrida, porque você não pode prever o que vai acontecer, mas no final, trata-se de maximizar os pontos do time. E se isso significa manter as posições, é o que faremos."

Questionado se a filosofia de deixá-los correr mudará se os pilotos baterem, ele disse: "Felizmente, [ainda] é uma coisa hipotética. Quero dizer, muito pode acontecer no futuro e não posso prever. Se eu pudesse, estaria em Vegas agora."

VETTEL FORA da F1? Ex-chefe de equipe DETONA Aston e Lawrence Stroll: PÕE LANCE NO CENTRO DO NEGÓCIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Audi e Porsche devem confirmar entrada na F1 na próxima semana, diz agência britânica
Próximo artigo Marko manda 'indireta' à Mercedes ao compará-la com Ferrari: "São respeitosos e têm espírito esportivo, como nós"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil