Live text
Fórmula 1 Testes de fevereiro no Bahrein

Pré-temporada F1 2023: Bahrein, dia 1

Acompanhe o que rola em Sakhir, palco dos testes de pré-temporada da F1

A Fórmula 1 está de volta! Nesta quinta-feira foi iniciado o primeiro dia de pré-temporada com duas sessões: uma pela manhã e a outra indo até a tarde. Na primeira atividade do dia, Max Verstappen liderou e o brasileiro Felipe Drugovich acabou ocasionando uma bandeira vermelha.

Leia também:

Às 9h15 (Brasília) os carros voltam para pista para o segundo turno do dia e no Motorsport.com você fica por dentro de tudo que acontece no Tempo Real abaixo:

 

 

Por: Isamara Fernandes

Parou
  1. Verstappen, Red Bull, 1m32.837s - 153 voltas
  2. Alonso, Aston Martin, 1m32.866s - 57 voltas
  3. Sainz, Ferrari, 1m33.253s - 72 voltas
  4. Leclerc, Ferrari, 1m33.257s - 57 voltas
  5. Norris, McLaren, 1m33.762s - 39 voltas
  6. Hamilton, Mercedes, 1m33.508s - 75 voltas
  7. Albon, Williams, 1m33.671s - 74 voltas
  8. Zhou, Alfa Romeo, 1m33.723s - 67 voltas
  9. Russell, Mercedes, 1m34.174s - 69 voltas
  10. Sargeant, Williams, 1m34.324s - 73 voltas
  11. Hulkenberg, Haas, 1m34.424s - 51 voltas
  12. Bottas, Alfa Romeo, 1m34.558s - 71 voltas
  13. De Vries, AlphaTauri, 1m34.559s - 79 voltas
  14. Drugovich, Aston Martin, 1m34.564s - 40 voltas
  15. Tsunoda, AlphaTauri, 1m34.671s - 46 voltas
  16. Gasly, Alpine, 1m34.822s - 60 voltas
  17. Ocon, Alpine, 1m34.871s - 48 voltas
  18. Piastri, McLaren, 1m34.888s - 52 voltas
  19. Magnussen, Haas, 1m35.087s - 49 voltas
Amanhã estaremos de volta com o segundo dia no Bahrein, no mesmo horário, a partir das 9h15 da manhã. Espero vocês por aqui, até lá!
  1. Verstappen, Red Bull, 1m32.837s - 153 voltas
  2. Alonso, Aston Martin, 1m32.866s - 57 voltas
  3. Sainz, Ferrari, 1m33.253s - 72 voltas
  4. Leclerc, Ferrari, 1m33.257s - 57 voltas
  5. Norris, McLaren, 1m33.762s - 39 voltas
  6. Hamilton, Mercedes, 1m33.508s - 75 voltas
  7. Albon, Williams, 1m33.671s - 74 voltas
  8. Zhou, Alfa Romeo, 1m33.723s - 67 voltas
  9. Russell, Mercedes, 1m34.174s - 69 voltas
  10. Sargeant, Williams, 1m34.324s - 73 voltas
  11. Hulkenberg, Haas, 1m34.424s - 51 voltas
  12. Bottas, Alfa Romeo, 1m34.558s - 71 voltas
  13. De Vries, AlphaTauri, 1m34.559s - 79 voltas
  14. Drugovich, Aston Martin, 1m34.564s - 40 voltas
  15. Tsunoda, AlphaTauri, 1m34.671s - 46 voltas
  16. Gasly, Alpine, 1m34.822s - 60 voltas
  17. Ocon, Alpine, 1m34.871s - 48 voltas
  18. Piastri, McLaren, 1m34.888s - 52 voltas
  19. Magnussen, Haas, 1m35.087s - 49 voltas
E chegamos ao fim do primeiro dia de testes! 19 pilotos forma para pista, apenas Sergio Pérez ficou de fora.
Estamos de volta à bandeira verde, faltando menos de 10 minutos para o primeiro dia de testes. Leclerc sai dos boxes com um novo conjunto de pneus C3, mas com um conjunto de barras de reforço presas da suspensão dianteira à asa dianteira.
Safety car virtual na pista, pela terceira vez, só que nunca sabemos o motivo dele aparecer. Essa é a verdade: ele só aparece! Update: É um teste!
Alonso vai para outra volta com os pneus C3, e a mantém firme mesmo quando sai da última curva, mas cai dois décimos depois de melhorar em seu setor intermediário para terminar dois décimos atrás de seu recorde anterior.
Com pista livre, Alonso consegue um belíssimo tempo fechando com setor roxo na terceira parte da volta. O espanhol marca 1m32.866s, o segundo mais rápido atrás de Verstappen por apenas 0.029s.
Depois de passar a maior parte dos testes dentro da garagem, Lando Norris dá um salto na tabela e sobe para oitavo lugar com o tempo de 1m34.097s.
Logan Sargeant está agora em nono lugar geral como o mais rápido dos novatos.
Pouco mais de 90 minutos restantes e Verstappen lidera sendo seguido por Sainz, Hamilton, Albon e Zhou fechando os cinco primeiros.
A primeira volta rápida de Verstappen nesta corrida o leva ainda mais rápido, 1m32.837s com os pneus C3, para ampliar sua vantagem no topo. 
Interessante apontar que Fernando Alonso é o quinto geral com seu lindo carro verde da Aston Martin. O bom desempenho de Felipe Drugovich mais cedo também chamou atenção.
Hamilton empurra sua Mercedes para o terceiro lugar na classificação geral com 1m33.508s.
 
Chama atenção a ausência da McLaren na pista. Lando Norris deu apenas cinco voltas até agora.
As sombras estão começando a crescer ao longo da pista quando o relógio marca 17h, horário local. Como já estamos acostumados, a ação na pista será encerrada sob os holofotes, faltando 2h30m.
Vale ressaltar que no final da reta de largada/chegada há um grande solavanco na pista que está desestabilizando todos os carros. Mas isso é puramente a superfície da pista, e não qualquer problema de fenômeno de salto de carro.
 
Ao que tudo indica, Alonso só conseguiu começar a participar dos testes agora por conta de um problema no assoalho: os mecânicos o quebraram durante um treino de pit-stop.
Mesmo errando durante a volta rápida, Hamilton consegue um tempo suficiente para assumir o quinto lugar e se colocar à frente de Russell. Britânico ainda não conseguiu achar "A" volta com o W14.
Bicampeão mundial crava um primeiro setor roxo e dois amarelos ficando 0.037s acima do tempo feito pela manhã! Holandês com compostos C3 neste momento.
Bottas e Magnussem com bastante dificuldades de manter o carro na pista logo na entrada da curva 15!
Segundo a jornalista Mariana Becker, Lance Stroll quebrou os dois pulsos ao se acidentar de bicicleta e fez cirurgia em um deles apenas. O retorno do canadense para o GP de estreia, no dia 05, ainda é incerto.
Vale destacar que, aparentemente, os saltos são causados pela pista e não pelo porpoising em si.
Pela câmera onboard de Hamilton é possível ver leves pulos causados pelo W14, mas nada - nem de longe - se comparado ao que vimos no Bahrein no ano passado.
Os espelhos dos carros da F1 foram aumentados para 2023 como parte dos pequenos ajustes nas regras, mas Ocon tem uma fita adesiva para mantê-los juntos, o que estraga um pouco a pintura da Alpine.
Verstappen agora está chegando perto de seu melhor desempenho matinal e estabeleceu alguns mini-setores roxos ao marcar o tempo de 1m33,237s, um quarto de segundo abaixo de sua referência anterior.
Magnussen foi para pista e a Haas aparenta apresentar o mesmo problema que atrapalhou Hulkenberg pela manhã na hora de atacar as zebras!

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil