Fórmula 1 GP de São Paulo

F1: Após novo fiasco em Interlagos, Massa analisa ano problemático da Ferrari

Ex-piloto da Ferrari acredita que série de erros do time italiano levou ao fim precoce do campeonato em 2022

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, locks up

A Ferrari acumula uma série de problemas ao longo da temporada 2022 da Fórmula 1, e a sexta-feira em Interlagos acrescentou mais um item a essa longa lista. No início do Q3 da classificação no GP de São Paulo, Charles Leclerc foi o único a sair com pneus intermediários, enquanto todos os demais apostaram nos slicks. Resultado? O monegasco larga em 10º na sprint do sábado.

Ao longo do ano, erros de estratégia, nos boxes e causados pelos próprios pilotos afetaram duramente o campeonato da Ferrari, que era vista como uma das favoritas ao título no início da temporada.

Leia também:

Nesta sexta-feira, Leclerc foi chamado de volta aos boxes antes mesmo de completar sua primeira volta com os pneus intermediários, e não teve tempo de sair novamente da garagem com os pneus slick, devido à escapada de George Russell que causou uma bandeira vermelha a oito minutos do fim, além da chuva, que neutralizou as chances dos pilotos de fazerem novas voltas rápidas.

Para o ex-piloto da Ferrari Felipe Massa, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o motivo pelo qual o campeonato de 2022 acabou mais cedo passa pelos erros da Ferrari.

"Aconteceu de tudo neste ano. No final, é o motivo para o campeonato ter acabado há duas corridas. Isso mostra que, para uma equipe ser campeã, tudo tem que funcionar da maneira certa, e erros não podem acontecer. E, neste ano, aconteceu de tudo. Tem que entender tudo que aconteceu e acertar para o ano que vem".

Em entrevista à Sky Sports F1 após o fim da sessão, Leclerc explicou os motivos por trás da escolha dos pneus intermediários.

"Esperávamos uma chuva que nunca veio. Vou falar com a equipe, e tentar entender o que podemos fazer melhor nessas condições, mas estou extremamente desapontado. O ritmo estava ali", disse o monegasco. Vale destacar que, apesar da fala de Leclerc, Sainz saiu dos boxes com pneus macios.

O piloto da Ferrari disse ainda que a classificação de hoje foi uma "oportunidade perdida": "Ainda temos o carro, mas precisamos ir a fundo e obviamente fazer tudo certo pelo resto do fim de semana".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Não esperava nada disso": Sem palavras, Magnussen celebra primeira pole na F1
Próximo artigo F1: Ferrari explica erro em pneus de Leclerc no Q3; piloto fica na bronca e cobra explicações de equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil