F1 atualiza objetivos da campanha #WeRaceAsOne e confirma abandono do arco-íris como símbolo
Segundo a categoria, sustentabilidade, diversidade e inclusão são os pilares da campanha, através de estratégias sociais, ambientais e de governança
A Fórmula 1 divulgou nesta quarta (10) uma atualização dos objetivos da campanha #WeRaceAsOne (Corremos como um), lançada no ano passado com o objetivo de reconhecer a batalha mundial contra a Covid-19 e as lutas sociais contra diferentes tipos de discriminação ao redor do mundo. Entre elas está o abandono do arco-íris como símbolo da campanha.
Segundo a categoria no ano passado, o arco-íris havia sido escolhido porque representava um "símbolo usado internacionalmente em crises recentes como forma de unir as comunidades". O arco-íris da campanha era formado por dez cores, uma de cada equipe do grid da F1.
A marca esteve presente nos carros das equipes, incluindo o safety car e ao redor dos circuitos. Mas ele não será mais utilizado a partir deste ano, como confirmado pela F1.
"Nesta temporada, o arco-íris não estará mais presente ao lado da plataforma #WeRaceAsOne", disse a F1 em um comunicado. "Enquanto a pandemia representa uma batalha contínua, estamos focando a plataforma nos três pilares centrais de nossa estratégia ambiental, social e de governança corporativa".
"Esses pilares são sustentabilidade, diversidade e inclusão nas comunidades. Essas áreas são uma prioridade para o esporte, tendo já visto certo progresso, mas ainda teremos mais compromissos pelos próximos meses e anos".
No ano passado, a F1 dedicou um momento antes das corridas para uma manifestação antirracismo, com mais da metade do grid se ajoelhando, um movimento que ficou comum dentro dos eventos esportivos como de apoio à luta. Isso será mantido para 2021.
"Planejamos incluir um momento antes do início de cada corrida desta temporada para mostrar nosso apoio conjunto aos importantes assuntos e vamos discutir isso com os pilotos e as equipes antes do início da temporada".
A F1 também falou sobre qual será o foco da #WeRaceAsOne, promovendo ainda mais a diversidade e a inclusão no esporte a motor, além de ajudar com a causa ambiental.
A categoria espera criar "um caminho claro em direção à sustentabilidade com os motores híbridos" em 2021, além de reduzir a quantidade de plástico usado no paddock e alterar os fretes usados. A F1 ainda pretende trocar certas operações para funcionamento remoto, como forma de reduzir a quantidade de material que precisa ser transportado entre corridas".
Outro objetivo é "criar estágios e vagas de aprendiz dentro da F1 para grupos sub-representados, dando acesso a uma carreira promissora no esporte", além de "financiar bolsas para talentosos estudantes de engenharia de origens humildes e diversas, fornecendo também experiências de trabalho na F1 e com as equipes durante seus estudos".
A F1 terá a W Series como categoria de apoio em oito GPs ao longo do ano, e nota um aumento de conscientização dentro da categoria, tendo também planos para uma iniciativa conjunta com a Comissão de Mulheres no Esporte da FIA para 2021.
"Nossa plataforma do #WeRaceAsOne foi muito efetiva no aumento da conscientização de temas sociais importantes, além de confirmar nosso compromisso pelas mudanças positivas", disse Stefano Domenicali, CEO da F1.
"Temos muito orgulho disso e as equipes abraçaram completamente a causa. Enquanto nosso compromisso através de palavras para defender causas como a sustentabilidade e a diversidade no esporte é importante, são nossas ações que serão julgadas".
"Já notamos bom progresso em nossos planos de sustentabilidade e vocês verão importantes ações neste ano sobre nossos pilares. Sabemos que precisamos seguir adiante com esses assuntos e o esporte está unido para fazer isso pelos próximos meses e anos"."
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
GUERRA nos bastidores, NOVA casa e VELHOS conhecidos: a ida da F1 da GLOBO para a BAND em 7 PONTOS
PODCAST #088 - F1 na Band e o 'fico' de Hamilton: o que esperar de 2021?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.