Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1: Audi confirma venda minoritária de ações da Sauber para Fundo Soberano do Catar, mas nega crise

Marca alemã passa a ter novo acionista minoritário na equipe de F1

The new Audi Sport F1 concept car

A Audi confirmou nesta sexta-feira (29) a venda minoritária de ações da Sauber, sua equipe de Fórmula 1, para a Autoridade de Investimentos do Catar, o fundo soberano do país, mas nega que isso signifique que a marca alemã está reduzindo seu compromisso e investimentos com o projeto de entrada na categoria em 2026, mesmo em meio aos dramas financeiros enfrentados pelo Grupo Volkswagen.

Em meio a grandes perdas para a VW, a empresa planeja fechar pelo menos três fábricas na Alemanha, demitir dezenas de milhares de funcionários e reduzir suas plantas remanescentes no país de origem em uma tentativa de cortar gastos.

Leia também:

Essas medidas sem precedentes levaram a sugestões de que elas poderiam desencadear um impacto mais amplo para a Audi, já que ela não seria capaz de justificar os enormes gastos necessários para ter sucesso na F1.

Mas falando no GP do Catar, quando a Audi anunciou que havia chegado a um acordo para vender uma participação minoritária na equipe para a Autoridade de Investimentos do Catar (AIC),o CEO Gernot Döllner deixou claro que não havia dúvida de que a fabricante alemã continuaria a gastar o que era necessário para ter sucesso na F1.

"Temos um plano de negócios, e é um negócio para nós", disse ele, quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o impacto da situação da VW. "Esse projeto de F1 é parte integrante da história de transformação da Audi. Não se pode construir um futuro apenas economizando dinheiro. É preciso investir. E nós temos que transformar a empresa, a Audi. Acreditamos que o projeto da F1 é parte integrante dessa transição da Audi".

Com a injeção de capital do acordo com a AIC, definida para ir diretamente para o aumento do investimento na equipe Sauber da Audi, houve sugestões de que a mudança foi desencadeada pela necessidade de encontrar fundos extras por causa dos problemas da VW. Mas Döllner explicou que os planos de se associar a um grande investidor de longo prazo foram colocados em ação há mais de um ano e não têm nenhuma relação com os últimos desenvolvimentos.

"De forma alguma", disse ele quando perguntado se havia ligações entre o acordo com a AIC e questões financeiras mais amplas para a empresa. "Quando assumi o cargo de CEO da Audi, fizemos uma análise do projeto, e a questão era como proceder. E isso foi há um ano. Parte da decisão de realmente apostar tudo e dar continuidade a esse programa foi o fato de termos de pensar maior, e pensar maior no contexto de uma fase de transição complexa em que todo o setor se encontra".

"Por isso, decidimos arrumar parceiros, como fazem outras equipes, para podermos realmente formar uma equipe forte. Portanto, não está relacionado. Iniciamos as reuniões há exatamente um ano. No dia 29 de novembro, a AIC, pela primeira vez, visitou nossas instalações em Neuburg e pôde ver a paixão e o profissionalismo da equipe".

Döllner disse que a Audi ainda não havia decidido se o envolvimento do Catar resultaria em qualquer uma de suas empresas assumindo qualquer naming rights com a equipe a partir de 2026.

"Estamos agora tendo uma visão ampla sobre isso. Nenhuma decisão foi tomada até agora", disse ele, antes de insistir que a Audi manteria pelo menos algum controle do título. "Definitivamente, a Audi será o nome titular da equipe. E, seja qual for a situação, o futuro mostrará."

Embora o nível de investimento que a AIC fez não tenha sido revelado, foi amplamente divulgado que ela terá uma participação de cerca de 30% - o que provavelmente significa um negócio na casa dos 350 milhões de dólares (R$2,2 bilhões). Com esse dinheiro indo diretamente para a Sauber, o COO Mattia Binotto disse que ele seria bem utilizado para ajudar a acelerar seu avanço no grid.

"Acho que, no final das contas, é preciso fazer o que for necessário para que a equipe se torne uma equipe vencedora", disse ele. "E se você observar a diferença entre as equipes de ponta e as equipes vencedoras de hoje, certamente há muito a ser feito".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 AO VIVO: Confira primeiro treino do GP do Catar em tempo real
Próximo artigo F1: Leclerc supera McLarens e lidera único treino do fim de semana no Catar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros